Atualidade

Museu do Sexo chega em abril de 2016

Licenciada em Psicologia Clinica, Marta Crawford especializou-se em sexologia. Depois de um período afastada, a sexóloga volta às luzes da ribalta com um projeto “único e inovador” que tem como objetivos “quebrar preconceitos” e “ajudar toda a gente a ser sexualmente mais feliz”.

“Sex& – Pedagogical and Interactive Museum of Sexuality ” trata-se de uma “plataforma online” composta por uma “equipa multidisciplinar” – “com entrada gratuita” – onde cada individuo poderá dispor de vários serviços: “Exposições, artigos científicos, crónicas, aconselhamento e uma loja que não será uma sex shop tradicional”. Estas são algumas das “ideias que estão a ser estruturadas para este museu pedagógico e interativo”, explica a médica.

No entanto, ao contrário dos museus convencionais, “este não será apenas para contemplação”, ou seja, “se as pessoas tiverem uma dúvida na cama, a mesma poderá ser desmistificada de imediato, estará à distância de um click”. “Será muito mais que um museu”, garante a mentora da ideia.

“Para além da arte, da história e da participação de curadores, iremos ter experiências em que as pessoas vão aprender a tocar e a tocar-se”, revelou Marta Crawford à Move Notícias, levantando a ponta do véu para alguns conteúdos: “Saber tocar num corpo feminino será um dos jogos interativos e garanto que é muito sensorial”.

Um “projeto de vida” que depende agora da angariação de 71 mil euros através de uma campanha de crowdfunding que está a decorrer a nível internacional. “A intenção é lançar o museu em meados de abril do próximo ano”, sublinhou a sexóloga que, para tal, espera poder “contar com o apoio de várias entidades ligadas a esta temática e não só”.

“Através desta plataforma conseguiremos chegar a mais pessoas, e a mais zonas do planeta, lutando contra a discriminação, a violência sexual, os casamentos entre adultos e crianças ou tradições como as mutilações genitais, independentemente do género, orientação sexual, capacidade física ou mental”, contou, sobre aquele que pretende vir a ser o único museu pedagógico e interativo do mundo.

Fotos: Alexandra Martins Do Vale