Atualidade

Le Pen derrotada nas regionais

Na segunda volta das eleições regionais em França, a extrema-direita não conseguiu ganhar qualquer região, apesar do êxito histórico na primeira volta, há uma semana.

A líder da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, foi a grande derrotada, tendo perdido no Norte, a Marion Maréchal-Le Pen foi derrotada no Sul e Florian Philippo, estratega do partido, na região do grande Leste.

A direita conquistou pelo menos cinco regiões, enquanto a esquerda saiu vitoriosa em três regiões.

O aumento da afluência às urnas terá sido decisivo para esta reviravolta nos resultados: 59% dos eleitores foram votar, quando há uma semana, na primeira volta, apenas 50% o fizeram.

Os Republicanos de Nicolas Sarkozy e seus aliados de direita, que venceram em sete regiões e saíram vitoriosos desta eleição. O PS de François Hollande, depois de ter retirado algumas das suas candidaturas, ainda conseguiu conquistar cinco regiões com a ajuda de alianças à esquerda.

No discurso da vitória, Nicolas Sarkozy optou por chamar a atenção para o perigo que a extrema-direita representa: “A mobilização que se verificou hoje (ontem) não deve fazer esquecer a advertência a todos os responsáveis políticos verificada na primeira volta”.