Atualidade

Governo aumenta abonos de família, pensões e rendimento social de inserção

O primeiro-ministro anunciou na quarta-feira, durante o debate quinzenal na Assembleia da República, que Governo aprova esta semana a atualização das pensões dos regimes geral e proteção social (pensões mínimas), a reposição a valores de 2010 do Complemento Solidário para Idosos (CSI), o Rendimento Social de Inserção (RSI) e ainda os três primeiros escalões do abono de família.

“O Governo aprovará esta semana a atualização das pensões do regime geral e do regime de proteção social, a reposição do complemente solidário para idosos e do complemento social de inserção, revertendo os cortes aplicados desde 2010. E ainda a atualização dos três primeiros escalões do abono de família”, disse António Costa, sem adiantar valores.

No entanto, há quem avance que os pensionistas que recebam até 628,8 euros por mês vão ter um aumento de 0,4% no próximo ano, o que corresponde a 2,5 euros mensais. São cerca de dois milhões os pensionistas do regime geral da Segurança Social (46%) e da Caixa Geral de Aposentações (7%). As pensões acima dos 628,8 euros deverão permanecer suspensas e só terão aumento quando o PIB crescer acima dos 2%.