Atualidade

Escapadela de reis da Bélgica causa polémica

No fim de semana em que se deram os atentados em Paris e que obrigaram as autoridades belgas a estar em alerta máximo perante a ameaça de ataques terrorista, os reis da Bélgica, Philippe e Matilde, encontravam-se a desfrutar de uns dias de descanso num spa de luxo, em Inglaterra. As fotos dessa escapadela dos monarcas vieram agora a público, ocupando as capas dos principais jornais do país, e como seria de esperar estão a causa polémica.

Numa altura, em que a monarquia belga não passa por um bom período em termos de popularidade, esta viagem dos reis está a ser muito criticada e não caiu bem junto dos cidadãos. Muitos qualificam esta atitude como “dececionante”, conforme se lê na imprensa belga.

O porta-voz da casa real tentou acalmar os ânimos, defendendo que Philippe e Matilde já tinham esta viagem programada “há vários meses”, mas sem sucesso. O rei também já se pronunciou sobre o assunto e afirmou que as imagens eram uma “mesquinhez” e que as pessoas se deveriam concentrar na solidariedade para com as vítimas do terrorismo.

reis belgica