Atualidade

Deco denuncia fraude na Black Friday

A Associação de Defesa do Consumidor (Deco) verificou 1862 produtos de sete lojas online e confirmou que pelo menos um em cada 20 tinham aumentado de preço antes da sexta-feira de grandes descontos, a Black Friday. Assim, foi violada a Lei das Práticas Comerciais Desleais e a Lei dos Saldos e Promoções.

“O televisor LG 55UF770V da Worten registou um aumento de 60% uns dias antes da Black Friday. O preço inicial era de 1099 euros, subiu para 1799 euros e na Black Friday foi vendido a 1439,20 euros”, denunciou a associação, através de um comunicado.

A situação pode ter levado os consumidores a adquirir um produto por acreditar que está a poupar, quando não está: “O televisor LG 32LF5610 na Radio Popular custava 319,99 euros a 16 de novembro, mas nos dias seguintes apresentava um preço de 399,99 euros. Na Black Friday, o mesmo televisor custava 359,99 euros. Portanto, o preço do televisor subiu cerca de 80 euros, para descer quase 40 euros na Black Friday. Analisando os preços, ganhava mais em comprar a 16 de novembro”.

A Deco denunciou o caso à ASAE e à Direção-Geral do Consumidor, solicitando que sancionem as empresas em causa. As coimas podem chegar aos 45 mil euros por cada caso denunciado.

A instituição defendeu, ainda, que é importante a “divulgação do preço mínimo praticado nos 30 dias anteriores ao desconto e/ou promoção anunciado e, no online, a apresentação gráfica da variação dos preços praticados nos últimos 30 dias”. Por fim, deixou um conselho aos consumidores, para consultarem e compararem vários preços “antes da compra de um produto que implique um investimento mais avultado”.