Saúde & bem-estar

Dadores de sangue isentos de taxas moderadoras

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, anunciou na sexta-feira que a isenção de taxas moderadoras para os dadores de sangue vai ser alargada a todos os cuidados de saúde hospitalar do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os dadores de sangue têm atualmente isenção de pagamento de taxas moderadoras relativas à prestação de cuidados de saúde primários do SNS (centros de saúde e unidades de saúde familiar).

O ministro pretende reparar “algo que foi muito mal feito”, do ponto de vista do Governo. “Iremos repor essa isenção para os dadores de sangue para todas as condições de acesso, não apenas para cuidados de saúde primários, que já existe, mas também para cuidados de saúde hospitalares”, garantiu.

Entretanto, o presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue já se congratulou com o anúncio desta medida. “Ficamos muito satisfeitos com o anúncio do ministro da Saúde e não podemos deixar de agradecer às associações e às centenas de milhares de dadores que fizeram com que não faltasse sangue no país”, disse Albeo Mota à “Lusa”, acrescentando que a Federação dos dadores de sangue “nunca abandonou a luta” pela reposição da isenção do pagamento de taxas moderadoras hospitalares, a qual terminou em 2011. A medida fez com que em algumas zonas do país as dádivas baixassem “drasticamente”.

Agora, o Instituto do Sangue espera aumento de dádivas.