Cultura

Cinema: Estreias de 31 de dezembro

“A Rapariga Dinamarquesa”
Sinopse: A história de amor verídica do artista dinamarquês Einar Wegener (Eddie Redmayne) e da sua esposa, a pintora Gerda Gottlieb (Alicia Vikander), numa viagem pioneira para se tornar uma mulher, nos anos 20 do século XX.
Wegener viajou para a Alemanha em 1930 para se submeter a uma cirurgia em fase experimental. O Rei da Dinamarca invalidou o casamento e Wegener conseguiu mudar legalmente o seu nome para Lili Elbe.
Durante dois anos submeteu-se a cinco cirurgias incluindo tentativas de transplante de ovários e de um útero. A rejeição do organismo e complicações pós-operatórias acabaram por provocar-lhe a morte prematura, aos 48 anos.

Atores: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Amber Heard, Matthias Schoenaerts, Ben Whishaw, Emerald Fennell, Sebastian Koch
Realização: Tom Hooper
Género: Drama
Veja o trailer:

“45 Anos”
Sinopse: Falta uma semana para o 45º aniversário de casamento de Kate Mercer e a preparação da festa está a correr bem.
É então que chega uma carta para o marido. O corpo do primeiro amor dele foi descoberto, congelado e preservado nos glaciares dos alpes suíços…

Atores: Charlotte Rampling, Geraldine James, David Sibley, Richard Cunningham, Tom Courtenay, Dolly Wells
Realização: Andrew Haigh
Género: Drama
Veja o trailer:

“Creed: O Legado de Rocky”
Sinopse: Adonis Johnson (Michael B. Jordan) nunca conheceu o pai, o campeão mundial de pesos pesados Apollo Creed. Ainda assim, o boxe corre-lhe no sangue. Por isso, dirige-se a Filadélfia, localiza Rocky Balboa (Sylvester Stallone) e pede-lhe que seja o seu treinador.
Rocky insiste que largou o boxe para sempre, mas acede por ver em Adonis a força e a determinação que conhecera em Apollo, o rival feroz que se tornou no seu amigo mais próximo.
Com Rocky a treiná-lo, Adonis tem possibilidades de ganhar o título… mas conseguirá desenvolver a motivação e a garra de um verdadeiro lutador, a tempo de subir ao ringue?

Atores: Michael B. Jordan, Sylvester Stallone, Tessa Thompson, Phylicia Rashād
Realização: Ryan Coogler
Género: Drama
Veja o trailer:

“Diário de Uma Criada de Quarto”
Sinopse: Adaptação do romance homónimo de Octave Mirbeau.
Célestine é uma jovem criada de quarto cortejada pela sua beleza que acaba de chegar à província, vinda de Paris, para trabalhar com a familia Lanlaire. Vai evitando os avanços do patrão, tendo igualmente de lidar com a Senhora Lanlaire , que governa a casa com um punho de ferro.
É então que conhece Joseph, um misterioso jardineiro, por quem fica fascinada.

Atores: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet, Hervé Pierre, Mélodie Valemberg, Patrick d’Assumçao, Vincent Lacoste, Joséphine Derenne, Dominique Reymond
Realização: Benoît Jacquot
Género: Drama
Veja o trailer:

“Premonições”
Sinopse: O agente do FBI Joe Merriwether (Jeffrey Dean Morgan) e a sua jovem colega Katherine Cowles (Abbie Cornish) decidem pedir ajuda ao reclusivo psíquico Dr. John Clancy (Anthony Hopkins) na investigação de uma série de bizarros homicídios.
As excecionais capacidades intuitivas de Clancy, que surgem sob a forma de intensas e pertubadoras visões, colocam-no no rasto de um suspeito (Colin Farrell)…

Atores: Abbie Cornish, Jeffrey Dean Morgan, Colin Farrell, Anthony Hopkins, Marley Shelton, Kenny Johnson, Xander Berkeley, Matt Gerald, Janine Turner, Jose Pablo Cantillo, Sharon Lawrence, Ed Harris, Robert Sheehan, Mare Winningham, Amr Waked, Drew Powell
Realização: Afonso Poyart
Género: Thriller
Veja o trailer: