Cultura

Álbuns de Lura e Mariza entre os dez melhores do Mundo

Os álbuns “Herança”, de Lura, e “Mundo”, de Mariza, estão entre os dez melhores do Mundo, de acordo com a revista de música britânica Songline.

Sobre o sexto álbum de estúdio de Lura, a revista realça a “voz rouca” da cantora, que escolheu “maravilhosos e ritmados funanás”, como “Sabi di mas” e “Ness tempo di nha bidijissa” e que, com este CD, “se aproxima das suas raízes cabo-verdianas, sem abandonar Lisboa”, a cidade onde nasceu.

“Cabo Verde é revisitado e reinventado num ritmo ‘jazzy'”, afirma a publicação, que realça a “excelência” dos músicos que acompanham Lura, entre os quais Pedro Jóia e Naná Vasconcelos.

Já o álbum de Mariza, composto por “fados clássicos e magníficas baladas pop”, merece “um grande aplauso”. O jornalista Nigel Williamson afirma que “a primeira-dama do Fado vive atualmente um momento muito feliz”, e realça, entre outros temas de “Mundo”, “a batida de ‘Missangas’ e a arrebatadora canção ‘Sombra’, que garantem a Mariza o estatuto de rainha do fado tradicional”.

O crítico refere ainda “as espantosas baladas pop ‘Melhor de Mim’ e ‘Adeus’, o etéreo ‘Sem Ti’ e o maravilhoso e brilhante ‘Saudade Solta'”.

A lista da Songlines inclui ainda os trabalhos do duo italiano Ilaria Graziano & Francesco Forni («From Bedlam to Lenane”», do finlandês Kimmo Pohjonen («Sensitive Skin»), dos turcos Kardes Turkuler («Kerwane») e do chinês Yuan Deng («The Mountain and the River»).