Atualidade

Verão de S. Martinho continua

O fim de semana será marcado pelo bom tempo, com as temperaturas máximas entre os 20 e os 23 graus Celsius, valores acima do normal para a época do ano.

“Para os próximos dias e até segunda-feira, vamos ter um cenário de céu pouco nublado ou limpo e neblinas ou nevoeiros matinais. No que diz respeito às temperaturas máximas, não se preveem variações relativamente aos últimos dias”, disse , disse a meteorologista Maria João Frada à agência “Lusa”.

As temperaturas máximas vão variar entre os 20 e os 23 graus Celsius na generalidade do território, sendo que nas regiões montanhosas serão mais baixas (entre os 15 e os 18 graus). “As mínimas vão situar-se entre os oito e os 12/15 graus com exceção do interior norte e centro que deverão variar entre os 5 e os7 graus”, salientou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Este cenário deverá manter-se até segunda-feira e a partir de terça ou quarta-feira deverá haver uma mudança nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. A especialista do IPMA adiantou que as temperaturas máximas que se têm feito sentir na generalidade do território há mais de uma semana estão acima dos valores normais para a época.

“Esta situação em que as temperaturas estão acima do normal para esta altura do ano, é pouco comum porque mantêm-se altas há uma serie de dias consecutivos. Em grande parte das estações do IPMA, as temperaturas têm estado cinco graus acima dos valores normais para a época do ano”, contou.

Quanto à previsão do estado do tempo para hoje, o IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, em especial por nuvens altas, até ao início da tarde.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 12 e 22 graus Celsius, no Porto entre 11 e 22, em Bragança entre 5 e 17, em Vila Real entre 8 e 17, em Viseu entre 9 e 18, na Guarda entre 6 e 14, em Coimbra entre 10 e 21, em Castelo Branco entre 10 e 21, em Santarém entre 11 e 22, em Évora entre 10 e 23, em Beja entre 12 e 23 e em Faro entre 14 e 21.