Atualidade

Um dos terroristas do atentado tem mãe portuguesa

Ismael Omar Mostefai, um dos três jihadistas que matou mais pessoas durante o concerto no Bataclan, em Paris, é filho de pai argelino e mãe portuguesa.

A informação é avançada pelo New York Times este domingo, no mesmo dia em que Ismael Omar Mostefaï, de 29 anos, nascido nos arredores de Paris – Chartres – foi identificado oficialmente pelo presidente da Câmara de Chartres, cidade onde viveu até 2012.

De acordo com o jornal norte-americano o terrorista vivia com os pais em Chartres, e aparentavam ser “uma família normal, como qualquer outra pessoa”, contou um vizinho.

Ismaël Omar Mostefaï tem mais dois irmãos e duas irmãs.

Foi detido oito vezes em ligação a crimes de pequena gravidade entre 2004 e 2010, sem nunca ter ido para a prisão. Estava sob vigilância desde 2010, sob a designação da “lista S”, onde os serviços de informação franceses incluem suspeitos de radicalismo.

Ismael Omar Mostefaï fez-se – um dos três homens que entraram no Bataclan por volta das 21h40 de metralhadoras na mão e vestidos com coletes explosivos – explodir na sala de concertos onde actuavam os Eagles of Death Metal. Foi identificado através do dedo que foi encontrado pela polícia nos destroços do Bataclan.

Segundo o Le Monde, terá estado alguns meses na Síria entre 2013 e 2014. Há registos da sua passagem na Turquia, porta de entrada privilegiada para o território sírio.