Saúde & bem-estar

Todos os dias surgem 150 novos casos de diabetes

No ano passado, os hospitais e centros de saúde diagnosticaram perto de 150 novos casos de diabetes por dia em Portugal, segundo revela o último relatório anual do Observatório Nacional desta doença. A prevalência da diabetes voltou a aumentar em 2014, atingindo mais de 13% da população.

O relatório “Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014” refere que a prevalência estimada da doença na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos (7,7 milhões de indivíduos) foi de 13,1%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses, a que se juntam mais de 2 milhões de pessoas com pré-diabetes.

O relatório sublinha que em 2014 foram detetados cerca de 150 novos casos de diabetes por dia e que quase metade dos doentes com esta patologia (40%) não sabe que tem a doença, permitindo a progressão silenciosa da doença e das suas complicações.

Porém, há pontos positivos a apontar como, por exemplo, o número de internamentos e amputações por diabetes (sendo esta a principal doença) que diminuiu.