Saúde & bem-estar

Ter sexo uma vez por semana é suficiente para casais serem felizes

Um estudo defende que fazer sexo apenas uma vez por semana é o suficiente para ter um nível ótimo de felicidade entre os casamentos heterossexuais ou as relações de longo prazo. Para chegar a esta conclusão os pesquisadores acompanharam 30 mil norte-americanos durante quatro décadas.

“Embora sexo mais frequente esteja associado a uma maior felicidade, esta relação já não é significante numa frequência maior do que uma vez por semana”, disse a pesquisadora Amy Muise, psicóloga social da Universidade de Toronto-Mississauga. “As nossas descobertas sugerem que é importante manter uma conexão íntima com o parceiro, mas não é necessário fazer sexo todos os dias para isso”, acrescentou.

Os cientistas explicaram que a intenção do estudo não é mostrar uma relação de causa e efeito, pois ainda falta determinar se a felicidade leva a ter uma relação sexual por semana ou ocorre em sentido contrário. O estudo também foi limitado a pessoas com o mesmo parceiro. “De facto, não existe associação entre a frequência do sexo e o bem-estar das pessoas solteiras”, disse Muise.

Os resultados do estudo também foram consistentes entre grupos etários, género e duração da relação – quer fosse meses ou décadas.

A especialista referiu, ainda, que os casais devem debater se as suas necessidades sexuais são satisfeitas, em vez de simplesmente pressionar para fazer mais sexo: “O importante é manter uma conexão íntima com o parceiro sem colocar muita pressão em manter relações sexuais com a maior frequência possível”.