De chorar por mais

Tabik Restaurant

Tabik – Uma estrela a brilhar em Lisboa

Manuel Lino é um jovem cozinheiro com uma notável experiência internacional, em diversos restaurantes de renome, particularmente no país Basco. Com uma grande noção de equilíbrio entre os produtos regionais portugueses e um toque de autor que mistura cores, sabores e texturas, Manuel Lino percebe que uma refeição é hoje, principalmente uma experiência e para tal, tudo conta, desde que entramos, obviamente no “local do crime”.

E logo na entrada o Tabik – que fica no Hotel do Bessa ali quando a Av. Da Liberdade se começa a comprometer com os Restauradores, marca o seu primeiro golo. Decoração contemporânea, arrojada, mas tranquila no jogo e contraste das cores e nos tabiques que se destacam, numa arquitectura rasgada e harmoniosa do espaço.

O Tabik tem um território de bar, que é um dos seus ex-libris. Os cocktails preparados pela dupla André Reis e Nuno Figueiredo são um caso sério de criatividade que atrai muitos clientes ao fora de horas do Tabik.

Tabik

Mas voltemos ao santuário principal que é a cozinha – onde tudo se cria e se transforma.
Existem menus executivos ao almoço e menus de degustação de 3 ou mais pratos.

Nas entradas não deixe de provar o carapau de escabeche cremoso com sumo de pepino agridoce. Aqui temos um peixe pobre mas ideal para um escabeche pela sua textura carnuda que é crescentemente usado pela melhor cozinha portuguesa. O pepino agridoce, luta com lealdade com o vigor do escabeche num prato aromático que deixa a dificuldade toda para o vinho. Prove também o bife tártaro de novilho, com chalota doce e molho de coco. Já percebeu o arrojo do Chef, mas tranquilize-se, porque o Chef também é tranquilo e estas harmonizações são feitas com suavidade, lidando bem com as texturas e percebendo o que é essencial no sabor final de cada prato. Gostei deste tártaro, diria, apesar do coco (de que gosto muito). Prove ainda o salmorejo de gamba. O salmorejo é um prato típico da Andaluzia, com uma representação muito vincada a belíssima Córdova. É uma massa de pão envolta em tomate e alho, bem emulsionadas, no caso, aproveitando o suco da gamba que aqui casa muito bem.

Tabik2

Nos pratos de substância, tiro o chapéu, com deferência, ao rabo de boi com puré de cherovias. O rabo de boi tem que se lhe diga no permanente controlo das temperaturas. Quer muito tempo de muito pouco lume. E isso cria a necessidade de uma vigia constante e de perceber qual o tempo e o modo dos “acrescentos”. Há segredos bem guardados para o rabo de boi. O seu que não é servido à maneira tradicional com batata cozida, é pequenino. Raspa de noz, fresca antes mesmo de empratar. Este puré de cherovias – um legume com fama de afrodisíaco, é uma receita das beiras que substitui bem a versão tradicional da batata cozida. O atum com pimentos assados é, não tanto um assado, mas um “achado” – a rudeza do pimento abraça com equilíbrio a explosão de mar que o atum tem. E o resultado é muito mais do 1 + 1. Experimente também o bacalhau lascado ou o entrecôte de “Black Agnus” ambos pratos honestos, rigorosos e de excelente matéria-prima.
Nas sobremesas destaque especial para o granache de chocolate branco, muito bem feito ou a espuma de requeijão com água de hortelã.

Excelente a carta de vinhos com as melhores representações nacionais de cada uma das nossas regiões e sub-regiões vitivinícolas.

Ora falta a informação principal. O Tabik faz um grande jantar no próximo sábado dia 21. O Chef Manuel Lino é o anfitrião de dois grandes Chefs Brasileiros Manu Buffara e Gabriel Matteuzzi e a ementa luso brasileira é, prometo-vos, de arrasar. O preço é moderado para tanto sabor, tanto prazer que o Tabik vai proporcionar com espumantes e vinhos escolhidos criteriosamente para cada harmonização. Inscreva-se porque é certo que vai encher.
E está tudo dito! Vá ao Tabik, se puder já no dia 21, se não puder, noutra altura. Julgo que é uma estrela que já brilha em Lisboa mas que é candidata séria a passar a rodar em pneus Michelin!

Tabik4

Tabik Restaurant
Avenida da Liberdade, 41
1250-139 Lisboa
Tlf.: 213 470 549
E-mail: [email protected]