Lifestyle

Sugestões: Diversão à borla

Saiba o que pode fazer este fim de semana sem ter de pagar nada.

Passeio de balão de ar quente
Se as condições meteorológicas ajudarem, os céus do norte alentejano vão encher-se de balões de ar quente. A 19.ª edição do Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente regressa às vilas de Alter do Chão, Fronteira e Monforte, entre os dias 8 e 15 de novembro. Como manda a tradição, a organização convida todos os visitantes a experimentarem gratuitamente a sensação de voar. Estes voos, abertos a passageiros, decorrem de 9 a 14 de novembro, exceto dia 11 (dia livre para pilotos e equipas). Para cada dia do Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente existem locais específicos para os visitantes poderem usufruir dos voos grátis, sempre às 6h45 e 14h45. Em Alter do Chão (dias 9 e 14), o ponto de encontro é junto ao Campo de Futebol de Alter do Chão, e em Fronteira (dias 10 e 13), na Reta de todo-o-terreno de Fronteira ou no terreno da Ribeira das Vargens de Fronteira. Em Monforte, os voos ainda vão ser definidos e divulgados na página de Facebook do Festival Internacional Rubis Gás Balões de Ar Quente.

Sapatos à borla
Este fim de semana, a iniciativa Keep Chic and Be Woman, promovida pela Klépierre Portugal está no centro comercial Parque Nascente das 12h00 às 14h00 e das 17h00 às 21h00. Trata-se de uma instalação de princesa, no átrio principal, em que apenas as senhoras podem experimentar um par de sapatos dos 50 à escolha. Caso sirvam, podem levá-los para casa. Saiba mais aqui.

Explorar a natureza em Cascais
Este fim de semana explore a natureza envolvente do Parque Natural Sintra-Cascais e caminhar perto do sistema dunar Guincho-Oitavos. Este sábado, 7 de novembro, experimente FHIT UNIT no areal junto à Pastorinha, na Praia de Carcavelos, às 8h30, 9h30 e 17h30. Para quem prefere rodear-se de verde, o Oxigénio – Plantação e controlo de espécies propõe que ajude a controlar as espécies autóctones do concelho, na Estrada da Serra, Malveira da Serra (Parque Natural de Sintra-Cascais), entre as 10h00 e as 12h30.

Enoturismo em Palmela
A partir de domingo, dia 8, pode participar num leque variado de atividades em Palmela no âmbito do Dia Europeu do Enoturismo. A iniciativa do Município e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, com o apoio da Associação de Municípios Portugueses do Vinho integra os Fins de Semana Gastronómicos do Moscatel de Setúbal, concertos de música em adegas, visitas e provas de vinhos, circuitos enoturísticos, comemorações do S. Martinho e muito mais.

Provar Alvarinho em Monção e Melgaço
O Enoturismo é também assinalado este domingo, dia 8, com diversas iniciativas de promoção do vinho Alvarinho nos concelhos de Monção e Melgaço. Diversas iniciativas destacam esta casta singular e única: visitas guiadas a adegas aderentes à rota, descontos e ofertas especiais em alojamentos, atividades de turismo da natureza/aventura, programas de saúde e bem-estar, provas de vinho e entradas gratuitas em espaços culturais das duas localidades. Em Monção, estão previstas várias atividades lúdicas e recreativas, entradas gratuitas na Casa Museu de Monção/Universidade do Minho e no Centro Interpretativo de S. Caetano, em Longos Vales, passeios pelo casco muralhado da vila raiana, e visitas/provas de vinho no Museu do Alvarinho e Palácio da Brejoeira.

“A Ilha de Plástico” no Freeport
Este domingo, miúdos e graúdos podem assistir ao teatro infantil “A Ilha de Plástico” no Auditório 5 do Centro de Congressos do Freeport, pelas 12h00. Inspirado no “7º continente” – uma gigantesca área composta por resíduos plásticos, descoberta em 1997, por Charles Moore – o espetáculo, produzido pela Animateatro, tem uma forte mensagem de sensibilização e consciencialização ambiental, num apelo à cidadania e à participação ativa, de crianças e adultos, pela preservação do ambiente. Com duração de 50 minutos a peça “A Ilha de Plástico” é recomendada para crianças a partir dos 3 anos que devem assistir ao espetáculo acompanhadas por um adulto.

Outono dourado no Jardim da Estrela
O outono acaba de chegar ao Crafts & Design no Jardim da Estrela com a edição “Golden Autumn”, dias 7 e 8 de novembro, das 10h00 às 18h00. As cores, os cheiros e as texturas da nova estação já invadiram o Jardim da Estrela e são agora fonte de inspiração para os cerca de 90 criadores que marcam presença no evento. Aqui pode conhecer conhecer de perto as mais recentes propostas de criativos ligados a projetos com uma identidade própria concebidos de raiz nas áreas do design e do artesanato contemporâneo.

Exposição “Costuras à Flor da Pele” no Porto
Acabar com os estigmas associados ao cancro da mama e desafiar a capacidade de nos tornarmos mais fortes e focados face à doença. Estes foram apenas dois dos objetivos que motivaram o documentarista Koen Suidgeest a deixar a câmara de filmar de lado e a fotografar cerca de 200 mulheres que vivem com cancro da mama. Algumas dessas fotografias vão estar expostas Casa das Artes, no Porto, na mostra “Costuras à Flor da Pele“, e ali ficam até 18 de novembro.

Exposição na Reitoria do Porto
Para celebrar o centenário da revista “Orpheu” a Reitoria da Universidade do Porto vai receber a exposição “Orpheu e a sua época“, onde se incluem vários objetos de Fernando Pessoa. O público vai poder ver de perto, por exemplo, os óculos e a máquina de escrever do autor do Livro do Desassossego, uma carta dirigida a António Ferro e o emblema da Durban High School, na África do Sul. A mostra inclui ainda exemplares das três edições da revista “Orpheu”, uma escultura de Mário Cesariny e um quadro da autoria de Cruzeiro Seixas, dedicado ao poeta Mário de Sá-Carneiro. Para ver gratuitamente até 15 de dezembro, de segunda a sexta, das 10h00 às 18h00.