Cultura

Sexta edição do Porta-Jazz no Rivoli

O Festival Porta-Jazz volta a reunir a comunidade de músicos de jazz nacionais e internacionais no Porto, desta vez no Teatro Municipal Rivoli, realizando 11 concertos com cerca de 50 músicos nos dias 7 e 8 de dezembro.

A sexta edição do certame vai arrancar no Auditório Isabel Alves Costa, com concertos de Rui Teixeira & Orquestra Fina, Eduardo Cardinho Quinteto, Espécie de Trio e Marcos Cavaleiro Quarteto com o baixista Anders Christensen. Durante a noite, no Café Concerto, vai estar o quarteto “The Nada”, com a participação do baixista Simon Jermyn.

No segundo dia, no Auditório Manoel de Oliveira, vão ser realizados concertos de Alexandre Dahmen Trio, Demian Cabaud Quarteto e Kite. A trompetista Susana Santos Silva vai marcar também presença com a apresentação do disco “Impermanence”, resultante do concerto no Guimarães Jazz de 2014.

O Porta-Jazz vai ainda trazer a Portugal o pianista suíço Sebastien Ammann, para um espetáculo apresentado pelo saxofonista João Guimarães.

O concerto final desta sexta edição vai ser protagonizado pelo CORETO, um grupo de 12 músicos, que vai apresentar encomendas do extinto Festival de Jazz do Porto, juntamente com alguns intérpretes e compositores como Carlos Azevedo, Mário Santos, Nuno Ferreira, Pedro Guedes, Paulo Gomes e Paulo Perfeito.

A programação diária do festival vai ser encerrada com “jam sessions” no Espaço Montepio na Avenida dos Aliados, em colaboração com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.