Lifestyle

Porto.come celebra o Natal com sabor e solidariedade

A época festiva está a chegar e por isso vai realizar-se mais um Porto.come Especial Natal. Mais de 70 expositores estarão de 27 a 29 de novembro, na Alfândega do Porto, a mostrar o que de melhor se faz em Portugal.

Para além dos famosos Guedes, Taxca (Badalhoca da Baixa), Conga, Venham mais 5 e República dos Cachorros que representam as mais tradicionais tasquinhas da cidade do Porto, este ano o evento conta também com um espaço de irresistíveis Food Trucks – Porto Chips; Munchie; Nata Lisboa; Louafrutadaboa e Comida de Rua, a organização apresenta as TIC TAC Tastings. Provas de vinho rápidas e espontâneas, com um caráter informal e descontraído que poderão acontecer em qualquer lugar.

Esta edição conta ainda com um Especial Fumeiro, com diversos expositores a mostrarem algumas das iguarias mais deliciosas e tradicionais. Destaque ainda para os stands que vão estar com Stock Off de vinhos, vendendo os seus produtos a preços mais baixos.

No centro do evento estará a habitual e concorrida Praça de Showcookings, com diversas ações a decorrer ao longo dos três dias, onde os participantes poderão aprender a confecionar deliciosos pratos pela mão de reconhecidos Chefs. O Ponto alto será o showcooking do Chef Ivo Loureiro que partilhará a cozinha com Toli, dos GNR, no domingo, pelas 17h30.

Para além de espaços de descontração e provas, este ano junta-se também ao Porto.come a campanha Vinho com Moderação da AEVP – Associação de Empresas de Vinho do Porto, que pretende incentivar o consumo de álcool sempre com responsabilidade e moderação.

E sendo o Natal uma altura em que estamos mais alerta e abertos a ajudar quem mais precisa, este ano, o Porto.come associa-se ao IPO-Porto. Assim, parte do valor de entrada irá reverter para esta Instituição que terá também no evento um espaço de divulgação da dádiva de sangue e Ensaios Clínicos. Na sequência dos seus tratamentos, os doentes oncológicos necessitam com frequência de transfusões de sangue, pelo que toda a ajuda é necessária. “O IPO-Porto sente necessidade de estar em contacto direto com a comunidade que serve. A nossa presença nesta ação é uma ótima oportunidade para apelar para a dádiva de sangue na Instituição. Estamos gratos pelo convite que demonstra o forte sentido de responsabilidade social do evento”, referiu Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto.

Também os excedentes diários das tasquinhas e Food Trucks, em perfeito estado de conservação e higiene serão recolhidos por outra parceria que começa este ano com a Refood.

Poderá visita o Porto.come no dia 27 (sexta-feira) das 15h às 00h, no dia 28 (sábado) das 12h às 00h e 29 (domingo) das 12h às 21h. A entrada tem um custo de 5 euros com oferta de copo e possibilidade de provas dos produtos em exposição.

Seguindo a tradição, o Porto.come tem já a decorrer durante esta semana a Rota do Gosto – até 29 de novembro -, em que um conjunto de alguns dos mais reconhecidos restaurantes da cidade do Porto, apresentam um prato previamente selecionado com 50% de desconto.