Atualidade

Paris: Extremistas anunciam próximos ataques

Uma série de atentados, ao que tudo indica coordenados, atingiram Paris na noite de sexta-feira (13), entre 21h20 e 22h30, no horário local.

O Estado Islâmico já reclamou os atentados em vingança pela Síria. Os extremistas garantem que os próximos ataques terão como alvo as cidades de Washington, Londres e Roma.

Foram mortas mais de 140 pessoas, um número que ainda pode aumentar. De acordo com fontes oficiais, foram oito os terroristas que protagonizaram os ataques de Paris e todos eles morreram. Sete teriam detonado cinturões com explosivos antes de serem atingidos pela polícia, informou a agência de notícias francesa AFP.

Todos os ataques foram em locais de grande concentração de pessoas: bares, restaurantes, uma casa de espetáculos e o estádio nacional Stade de France.

“É um ataque sem precedentes”, atestou o presidente da França, François Hollande, que decretou estado de emergência no país e fechou as fronteiras.

Os tiroteios reacendem o clima de terror instaurado na cidade em janeiro deste ano, quando dois homens armados invadiram a sede do jornal satírico “Charlie Hebdo” e mataram 12 pessoas. Ainda em janeiro, outro ataque a um supermercado kosher elevou para 18 o número de mortos nesse mês.