De chorar por mais

O Porto que Come!

O Porto que Come é o Porto verdadeiro. Aquele que se assume de alma inteira no seu mui nobre, invicto e sempre leal ADN. Que não deixa de ser o seu carácter e o seu trapio.

Porque o Porto que não come não existe! Fica triste e definhado, nas suas cores fortes, na sua singular truculência. O Porto mesmo reduzido ao menor de Si que são as suas entranhas – as suas tripas, é o mesmo Porto radioso e deslumbrante que não sabe perder o sentido da festa.

O Porto é assim. Come! E em cada patanisca, ou pedaço de boroa, cumpre-se a si mesmo, na sua jovialidade, mas principalmente, na sua verdadeira natureza.

Por isso fizemos há 6 anos a primeira edição do Porto.come.

O Porto que come é o nosso Porto. O único que, afinal, existe. Porque o que não come, não é o Porto! E quando o Porto come é Portugal que come também. Porque o Portugal que come é muito, mas muito bonito, é muito mas muito mais Português.
A partir de hoje a Alfândega do Porto enche-se do Porto que come, no Porto.come. E lá estarão as nossas melhores tasquinhas e as nossas melhores taskinhas – as antigas e modernas. As antigas que ficaram modernas e as modernas que ficaram antigas. As Food Trucks ou as Roulottes. De qualquer forma ou maneira, mas sempre respeitando um receituário único que nasceu no Portus Cale onde também nasceu Portugal.

Porto.come

Estarão também mais de 70 expositores, produtores que trazem um pouco de Portugal para a grande mesa do Porto.Come, com degustações e vendas dos melhores produtos nacionais.

Aproveitaremos para fazer um desagravo ao fumeiro e aos enchidos do Norte de Portugal. Não porque não sejamos pela segurança alimentar. Somos e muito. Mas porque não podemos confundir a árvore com a floresta, nem deixar que o justo pague pelo pecador. E nós temos dos melhores enchidos e fumeiros do mundo que oferecem garantias absolutas em termos de segurança alimentar.

Teremos um stock off de vinhos onde saberemos que o bom também pode ser barato, e teremos, claro, grandes Chefs de Cozinha com aulas e showcookings onde todos se podem inscrever.

Porque os portuenses são também generosos queremos assumir a responsabilidade social dos que estando em festa sabem que há outros que estão privados de a ter. E, por isso, teremos acções com o IPO, a Refood e o “Vinho com Moderação”. Sempre a pensar na promoção de uma gastronomia responsável e solidária, onde o outro é lembrado ou chamado a estar.

Não queremos que esta Festa do Porto se contenha nas bonitas paredes na Alfândega.

Antes achamos que esta Festa do Porto que come deve contaminar a cidade. Nos seus espaço próprios que são os seus restaurantes, numa Rota do Gosto dedicada ao tema desta edição – o Natal, onde cada restaurante aderente oferece um prato a 50% do preço habitual. Um rota de sabores inesquecíveis e generosos.

Assim será, uma vez mais, o Porto que come, o Porto.come.
Porque assim é, não temos nenhuma dúvida que nos encontraremos na Alfândega ou em qualquer restaurante do Grande Porto… aquele que come!

Porto.come1