Cultura

“O Leão da Estrela” estreia dia 26 de novembro

Leonel Vieira está de regresso ao grande ecrã com a nova versão de “O Leão da Estrela”, uma comédia que promete levar milhares de portugueses às salas de cinema.

Após o sucesso de “O Pátio das Cantigas” – o filme português mais visto de sempre nos cinemas com mais de 600 mil espetadores – a Stopline, a Skydreams e a NOS Audioviduais apresentam aquele que é o segundo filme da Trilogia Novos Clássicos, “O Leão da Estrela” adaptado livremente pelo argumentista Tiago R. Santos a partir do original escrito em 1947 por João Bastos, Félix Bermudes e Ernesto Rodrigues.

Com estreia agendada para 26 de novembro, em todo o país, esta comédia conta com a participação de Miguel Guilherme, Dânia Neto, Sara Matos, José Raposo, Alexandra Lencastre, André Nunes, Manuel Marques, Manuela Couto, Aldo Lima, Ana Varela, Vitor Norte, Júlio César e Welket Bungué, alguns deles já presentes no primeiro filme.

Sobre as expetativas para “O Leão da Estrela”, Leonel Vieira aponta para um “mínimo de 200 mil espetadores”. “Não é obrigatório que todos os filmes que faço tenham de chegar aos 600 mil espetadores. A minha vida seria fantástica, mas não é possível. Acredito claramente que o filme vá passar dos 200 mil, e depois veremos até onde consegue chegar”, explicou na conferência de imprensa da apresentação da longa-metragem.

Embora esta versão siga a estrutura, personagens e enredo do filme homónimo, de Arthur Duarte, há inúmeras diferenças que fazem deste guião “mais atual”. Neste “O Leão da Estrela”, o Anastácio, interpretado por Miguel Guilherme, trabalha nas finanças e é um adepto fanático dos Leões de Alcochete, que arrasta a família para o Alentejo para ver um jogo da liga dos últimos contra o Barranco dos Infernos.

“É um filme sobre a ilusão das aparências, com o futebol como pano de fundo”, sintetizou André Nunes, que dá vida a Gugu.

A homenagem ao chamado “período de ouro” da comédia no cinema português, feita nos anos 1930 e 1940, ficará concluída com “A Canção de Lisboa”, que será rodada e estreada em 2016 e que “contará com atores brasileiros no elenco”, adiantou Leonel Vieira.

Fotos: Alexandra Martins do Vale