Televisão

Joana Ribeiro: “Não ligo às audiências”

A atriz que dá vida a Luísa em “Poderosas” na SIC está, aos 23 anos, entre as que teve uma ascensão mais rápida na última década no que respeita à ficção nacional.

Depois de em 2012 ter conseguido o papel de protagonista na novela “Dancin’ Days”, seguiu-se “Sol de Inverno” (2013). Três anos depois e um contrato de exclusividade, Joana Ribeiro é considerada como uma das mais promissoras na representação, contracenando atualmente em “Poderosas” ao lado de grandes nomes como Margarida Marinho ou Maria João Luís.

Estreia em cinema marcada por prémio internacional
Aproveitando as pausas entre os projetos, a jovem lançou-se noutras experiências, acabando por se estrear no cinema em “A uma hora incerta”, a segunda longa-metragem de Carlos Saboga.

“Adorei a experiência do filme e, sendo a minha estreia, é um trabalho pelo qual vou guardar imenso carinho”, afiança a atriz, confessando-se “muito contente” com a distinção que o filme recebeu na Viennale – Festival Internacional de Cinema de Viena, na Áustria, com o Prémio do Júri atribuído pelo jornal “Der Standard”.

Joana Ribeiro

Centrada na personagem que atualmente interpreta na televisão, mostra “estar satisfeita com o trabalho que está a ser feito”. “Não ligo muito às audiências, para mim um trabalho está a correr bem quando temos uma boa equipa, um bom ambiente, e estou a gostar da minha participação”, explicou. Porém, no futuro, gostava de poder interpretar uma personagem diferente daquilo que fez até aqui: “Quem sabe ser má?”.

Embora ainda não saiba ao certo o que o futuro lhe reserva, Joana gostaria de concretizar um desejo que tem sido adiado: “Estudar fora de portas e ir buscar uma mais-valia”. “Ir para fora é uma coisa que quero muito, mas entretanto surgiu a oportunidade de fazer este projeto”, relembra, reforçando a vontade de alargar os horizontes e “ir estudar não sei se para Londres, Paris ou Nova Iorque”.

Enquanto não se lança em novos voos, senta-se ao lado de atrizes do seu tempo, servindo de exemplo para as novas gerações, como aconteceu na passada quarta-feira no Lisbon & Estoril Film Fest onde, com Joana de Verona, falou para uma plateia – no Centro Cultural de Cascais – sobre a sua experiência enquanto “Novo Rosto do Cinema Português”. Uma “responsabilidade” que, embora a deixe “nervosa” também a enche de “orgulho”.

Fotos: Alexandra Martins do Vale e Lisbon & Estoril Film Festival