Atualidade

Hollande declara estado de emergência

O presidente francês já se pronunciou sobre os ataques de que Paris foi alvo esta sexta-feira, dia 13. “Caros compatriotas, estão em curso ataques terroristas na região parisiense. É um horror. Todas as forças possíveis estão a ser mobilizadas”, afirmou François Hollande.

A primeira decisão do líder francês foi declarar o “estado de emergência nacional e fechar as fronteiras para impedir que os culpados saiam do país”.

Holladne convocou uma reunião do Conselho de Ministros para a meia-noite de hoje na capital gaulesa. Recorde-se que este é o primeiro estado de emergência declarado integralmente no território francês desde a guerra da Argélia.

Solidariedade de Obama
Entretanto, as reações de outros líderes mundiais já estão a ser ouvidas. Barack Obama condenou veemente os atentados e deixou claro que “este não é um ataque apenas contra Paris e o povo francês. É um ataque a toda a humanidade e aos valores universais que partilhamos”. “Estamos com o povo francês na luta contra o terrorismo e extremismo. Os que pensam que podem aterrorizar o povo francês e os valores que defende, estão enganados. (…) É nestes momentos que os valores da liberté, égalité, e fraternité não são apenas queridos aos franceses, são também partilhados por nós. Esses valores vão perdurar muito além de qualquer ato de terrorismo”, acrescentou.

A candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton escreveu no Twitter: “Os relatos de Paris são assombrosos. A rezar pela cidade e pelas famílias das vítimas”.

Também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já reagiu aos atentados em Paris. “Estou profundamente chocado”, escreveu no Twitter.

David Cameron, primeiro-ministro britânico, diz-se “chocado” e ofereceu toda a ajuda necessária.

Frank-Walter Steinmeier, ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, está em Paris, onde assistia ao jogo entre a seleção de futebol francesa e a sua homóloga alemã, diz-se “chocado” e “emocionado”, e que a Alemanha está ao lado da França.

O exército está nas ruas de França. Para já, não há notícias de vítimas portuguesas.