Lifestyle

Guia Michelin: Há um novo restaurante com uma estrela

O Guia Michelin 2016 para os restaurantes na Península Ibérica foi anunciado na quarta-feira, dia 25, num evento em Santiago de Compostela, Espanha. E houve uma surpresa para Portugal: “Bon Bon”, um restaurante no Carvoeiro cuja cozinha é liderada por Rui Silvestre, ganhou a primeira estrela Michelin. No entanto, um outro estabelecimento perdeu-a: o “L’And Vineyards”, em Montemor-o-Novo, o único restaurante galardoado pela marca no Alentejo.

“Não consigo expressar o orgulho que sinto por ter ganho a Estrela Michelin. Este prémio não é só meu, é também da minha equipa e especialmente do Nuno Diogo, proprietário do ‘Bon Bon’ e que desde cedo apostou em mim. Em conjunto criámos um conceito em que acreditamos. Acima de tudo sublinho o seu grande profissionalismo de sala, profissão que desenvolve há mais de 25 anos, mas de forma irreverente e em permanente atualização”, referiu Rui Silvestre, honrado pela distinção que lhe foi atribuída.

Em Portugal existem 11 restaurantes com uma estrela Michelin e três com dois prémios. O Algarve é a região mais distinguida do país, com cinco estabelecimentos reconhecidos pela marca.

Em Espanha há oito restaurantes com três estrelas (o máximo, nenhum deles novo em relação à lista de 2015), 18 estabelecimentos com dois prémios e 157 restaurantes com um galardão. Assim, é o país com mais restaurantes reconhecidos pela Michelin.

Duas Estrelas **
Belcanto (Lisboa)
Ocean (Armação de Pêra)
Vila Joya (Albufeira)

Uma Estrela *
Bon Bon (Carvoeiro) Nova Entrada
Casa da Calçada (Amarante)
Eleven (Lisboa)
Feitoria (Lisboa)
Fortaleza do Guincho (Cascais)
Henrique Leis (Almancil)
Il Gallo d’Oro (Funchal)
Pedro Lemos (Porto)
São Gabriel (Almancil)
Willie’s (Vilamoura)
The Yeatman (Vila Nova de Gaia)