Cultura

Documentário português premiado em Cabo Verde

O filme “Fim de um mundo?”, dos portugueses Jorge Murteira e Cláudia Freire, ganhou o prémio de melhor documentário curta do Festival Internacional de Cinema Plateau, que se realizou na cidade da Praia, em Cabo Verde.

O documentário retrata, através de testemunhos de quem lá vive e dos que emigraram e todos os anos regressam, as mudanças ocorridas nas últimas décadas em Paredes de Coura, outrora conhecida como Celeiro do Minho. O filme integra a exposição “Impressão Digital em Terras de Coura” recentemente inaugurada no museu local.

Numa mensagem na sua página na rede social Facebook, Jorge Murteira, que não esteve presente no certame, mostrou-se surpreendido e “muito feliz” com o prémio, considerando que o facto de a distinção ter acontecido em Cabo Verde “dá um maior sentido e alegria a tudo isto”.

A II edição do Plateau – Festival Internacional de Cinema da Praia distinguiu ainda os filmes “Zenaida”, uma coprodução entre a Grécia e Cabo Verde (Melhor Ficção Longa), “O tempo dos orixas”, do Brasil (Melhor Ficção Curta) e “Do outro lado do Atlântico”, do Brasil (Melhor Documentário Longa).

O prémio revelação foi para o filme “Hoje”, da cabo-verdiana Artemisa Ferreira, e o júri atribuiu ainda uma menção honrosa à pelicula “Casa de Lata”, dos também cabo-verdianos Ângelo Lopes e Lara Plácido.