Atualidade

“Cérebro” dos ataques de Paris já foi identificado

Chama-se Abdelhamid Abaaoud e terá sido a pessoa que orquestrou os ataques de sexta-feira, em Paris, avança a Associated Press, que cita uma fonte com conhecimento direto da investigação, ainda em curso.

Abaaoud é um belga, de 27 anos, de origem marroquina, que integrou a luta do Estado Islâmico, na Síria, onde esteve a combater. Chegou a aparecer em vídeos do Estado Islâmico, ao volante de um carro que transportava corpos mutilados. Além disso, está relacionado com o ataque num comboio de alta velocidade com destino a Paris, frustrado por dois soldados norte-americanos, e com um outro ataque contra uma igreja.

O homem, que está em fuga, tem ligação a dois outros que foram mortos numa operação antiterrorista em janeiro, em Verviers, na Bélgica.

Entretanto, está a decorrer uma caça ao homem em Bruxelas. As autoridades procuram um dos suspeitos ligado aos ataques de Paris: Abdeslam Salah. É um de três irmãos envolvidos no ato terrorista. Um deles morreu junto à sala de concertos Bataclan, outro foi detido na Bélgica, não se sabendo se participou ou não nos ataques, e o terceiro tem paradeiro desconhecido das autoridades, que estão agora no seu encalce.

As autoridades francesas identificaram ainda mais dois terroristas dos ataques de sexta-feira, em Paris: um deles é francês (Samy Amimour), outro é sírio (Ahmad Al-Mohammad), revelou esta segunda-feira o procurador francês.

Sete terroristas morreram nos atentados de sexta-feira à noite, mas um ou mais podem ainda estar em fuga. Em França foram levadas a cabo uma operação antiterrorista na madrugada de domingo para segunda-feira, com quase 170 buscas em diferentes cidades e várias detenções.