Saúde & bem-estar

Beber chá fortalece os ossos

São conhecidos vários benefícios ao chá e agora um novo estudo revela que o consumo diário de três chávenas de chá pode reduzir em 33% o risco de fraturar o quadril.

O cientistas dos Hospitais Sir Charles Gairdner, em Perth, de Royal Perth e da Universidade do Sul da Austrália Flinders, em Adelaide (Austrália), avaliaram a saúde de cerca de 1.200 mulheres, com cerca de 70 anos. Cada uma das participantes respondeu sobre os seus hábitos de consumo de chá e foi acompanhada de perto pelos pesquisadores durante dez anos.

Ao longo do estudo 288 mulheres caíram e partiram um osso. Quase metade delas sofreram fraturas no quadril. Os resultados mostraram que as mulheres que bebiam três ou mais chávenas de chá por dia tinham uma probabilidade 30% menor de ter o osso fraturado, em comparação com aquelas que bebiam menos de uma chávena de chá por semana. Perante isto, os especialistas concluíram que cada chávena de chá correspondia à redução de 9% no risco de fratura.

“Há evidências de que os alimentos ricos em flavonoides (classe de fitoquímicos amplamente distribuídos em alimentos vegetais), como frutas, vegetais e chás, podem estar relacionados à perda de massa óssea. E o chá é a principal fonte dessa substância para muitas populações. Os resultados apoiam a hipótese de que o chá e os seus flavonoides podem ter um efeito protetor à saúde óssea”, disse Jonathan Hodgson, um dos autores do estudo.

Os cientistas afirmam que são necessárias mais pesquisas para recomendar o chá como alimento de prevenção à osteoporose. Mas acreditam que a bebida poderá tornar-se numa arma poderosa contra a doença.

Tópicos: