Atualidade

Ataques de Paris: Hastags criadas para comunicar

Os utilizadores do Twitter criaram a hashtag #PorteOuverte (porta aberta, em francês) para oferecer abrigo a quem estava nas ruas de Paris e precisava encontrar um lugar seguro. Depois que a campanha foi criada, diversas pessoas usaram a hashtag para pedir ajuda.

A hashtag #Recherche (busca) está a servir para lançar alertas e fotografias de pessoas que ainda não deram sinal de vida desde que a capital francesa foi alvo de vários ataques terroristas.

Já #prayforparis e #peaceforparis, usada tanto no Twitter como no Facebook e Instagram, tem sido utilizada em mensagens de solidariedade por todo o mundo.

Facebook permite avisar que se está em segurança
A rede social ativou na sexta-feira, depois dos ataques em Paris, uma facilidade que permite aos utilizadores declarar que estão em segurança e assim tranquilizar os seus próximos.

O sinal “controlo de ausência de perigo” propõe aos utilizadores do Facebook suscetíveis de estarem na zona afetada dizer que estão “em segurança” e enviar uma notificação aos seus contactos na rede.

A facilidade está baseada num sistema desenvolvido depois do sismo e do tsunami no Japão, em 2011, e já foi ativado no passado por ocasião de vários desastres naturais.