Atualidade

Ataque ao hotel do Mali resulta em 18 mortos

O hotel de luxo Radisson Blu, em Bamaco, na capital do Mali, foi atacado na manhã desta sexta-feira, dia 20, por um grupo de 10 terroristas da Al-Qaida, grupo que já reivindicou o ataque, o que resultou em 18 mortos. De acordo com a AFP, que cita o ministro maliano da segurança, não há mais reféns no interior do hotel.

A rádio francesa RFI relata que os atacantes chegaram num carro com aparência diplomática e, dessa forma, terão conseguido contornar a segurança do hotel. Num primeiro momento, três pessoas foram mortas, duas do Mali e uma de França. As forças especiais do Mali foram chamadas ao local e acabaram por invadir o hotel, conseguindo a libertação dos mais de cem reféns, sendo que 30 eram funcionários da unidade hoteleira.

O presidente francês, François Hollande, já expressou a sua solidariedade e apoio para com o Mali. O jornal “Libération” avançou que uma força de elite francesa composta por cerca de 40 efetivos foi enviada para Bamaco.

Em agosto, também no Mali, outro hotel foi fustigado por um ataque protagonizado por extremistas islâmicos, com tomada de reféns durante 24 horas. Dessa vez, quatro soldados, cinco funcionários da ONU e quatro dos atacantes foram mortos.