Saúde & bem-estar

Alimentos torrados são prejudiciais à saúde

O consumo excessivo de alimentos ricos em amido preparados em altas temperaturas, como torradas ou batatas assadas, pode ser prejudicial à saúde. Isso porque, durante a sua preparação, uma reação química leva à formação da substância acrilamida, que já foi associada ao aumento de risco de cancro e a danos provocados no sistema nervoso e reprodutivo.

Um relatório científico publicado pela Agência de Normas Alimentares do Reino Unido (FSA) alertou para esses riscos.

A acrilamida faz parte da lista de produtos provavelmente carcinogénicos para humanos estabelecida pela Agência Internacional de Pesquisa do Cancro (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a mesma categoria em que a carne vermelha passou a ser enquadrada recentemente.

Os efeitos nocivos da substância foram verificados em testes com animais e em laboratório. De acordo com a FSA, o efeito nos humanos depende da quantidade ingerida.

A acrilamida pode aparecer em torradas, pães e bolachas crocantes, batatas assadas ou fritas, cereais, além de café. Geralmente, a cor escurecida típica de alimentos torrados indica a presença da substância.

A agência sublinha que não recomenda que as pessoas parem de comer qualquer alimento específico, mas sugere algumas medidas para limitar a formação de acrilamida durante a preparação de refeições:
– Ao fritar batatas em casa, estas devem ser retiradas do óleo quando tiverem uma cor levemente dourada
– Ao fazer torradas, retire-as do calor quando ainda estiverem com uma cor clara
– Instruções de fabricantes sobre como fritar ou aquecer alimentos devem ser seguidas com cuidado