Saúde & bem-estar

8 razões para fazer mais sexo

O sexo faz bem à a saúde física e emocional, como já comprovaram vários estudos. Fazer sexo ajuda a dormir bem, melhora o funcionamento do coração, a sensação de bem-estar e pode aumentar a imunidade.

Conheça as oito razões para manter uma vida sexual ativa:

1 – Diminui gripes e resfriados
Uma vida sexual ativa é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Manter relações sexuais uma ou duas vezes por semana tem sido associado a níveis mais altos da imunoglobulina A, um importante anticorpo para a imunidade.

2 – Reduz a ansiedade
Fazer sexo funciona como um calmante. Durante o sexo, ocorre a libertação da ocitocina, hormona que ajuda a relaxar. A tranquilidade e a relação de segurança que se formam no ato sexual contribuem para reduzir a ansiedade.

3 – Diminui o stress
Diferentes estudos relacionam a atividade sexual com a redução do stress. A sensação de relaxamento desencadeada no sexo ultrapassa o momento do orgasmo. Numa pesquisa publicada em 2006, Stuart Brody, professor de psicologia da Universidade Charles, em Praga (República Checa), verificou uma menor pressão arterial e reação ao stress entre as pessoas que fizeram sexo com penetração vaginal.

4 – Aumenta a generosidade
A ocitocina, também conhecida como “hormona do amor”, também ajuda a construir confiança e vínculos afetivos. A substância é responsável por aquela vontade de estar sempre junto do parceiro depois do sexo e tem sido relacionada com o sentimento de generosidade.

5 – É bom para o humor
A satisfação sexual influencia no bem-estar, na felicidade e no estado de humor.

6 – Fortalece o coração
O exercício sexual melhora o sistema cardiovascular e consequentemente toda a circulação sanguínea, diminuindo as hipóteses de AVC.

7 – Mais contacto emocional
Através do sexo, é possível ligar-se emocionalmente com o parceiro. A ligação que existe na prática sexual contribui para o fortalecimento das relações e do convívio.

8 – Relaxa e melhora o sono
Logo depois do sexo é comum sentir sono e relaxamento. E os efeitos podem durar além do período imediatamente após o ato. O sexo ajuda a dormir melhor, porque a ação da ocitocina durante o orgasmo também promove o sono.

Tópicos: