Cultura

“11 minutos” vence Lisbon Estoril Film Festival

O filme “11 minutos”, do polaco Jerzy Skolimowski, venceu o prémio de Melhor Filme, do Lisbon & Estoril Film Festival 2015 (LEFF), que terminou ontem.

O filme, que foi nomeado para o Leão de Ouro no Festival Internacional de Veneza deste ano, e que o comité da Polónia escolheu para candidato ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2016 – acompanha 11 minutos da vida de oito cidadãos de Varsóvia, num retrato do vazio e solidão humanas no mundo moderno.

O prémio especial do Júri João Bénard da Costa foi atribuído a “Chant d’hiver”, do georgiano Otar Iosseliani, um filme que marcou presença na edição deste ano do Festival de Locarno e que, através de uma viagem por um elegante bloco de apartamentos de Paris, aborda o passado, o presente e o futuro.

O prémio Revelação foi para “The Childhood of a leader”, a primeira longa-metragem do norte-americano Brady Corbet, que se inspira na experiência de infância de muitos dos ditadores do século XX.

Já o galardão para a Melhor Curta-Metragem, que distingue o trabalho dos alunos das Escolas de Cinema Europeias e que este ano foi decidido por um júri composto por Sara Driver, Martín Rejtman e Nicoletta Braschi, foi para “Mother Earth”, do polaco Piotr Zlotorowicz, que conta a história de um conflito entre as expectativas de um pai e a força e sensibilidade do seu filho.

Nesta categoria, foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a “Marasmo”, de Gonçalo Loureiro, que conta a história de José, um camionista de longo curso que, forçado pelo seu trabalho, se vê afastado da família até, por eles, só sentir indiferença.

O júri desta edição do Lisbon & Estoril Film Festival foi composto pela atriz Sabine Azéma, o matemático Cédric Villani, a realizadora Jessica Hausner, o fotógrafo Andrei Tarkovsky, o arquiteto Pedro Gadanho e o pianista Itamar Golan.