Cultura

“Twilight”: Autora troca sexo aos personagens em novo livro

Para comemorar o 10º aniversário do lançamento do primeiro livro da saga “Twilight”, a autora Stephenie Meyer vai publicar uma nova versão da história de Bella Swan e Edward Cullen, que vendeu em todo o mundo mais de 100 milhões de exemplares em 50 idiomas.

O novo livro chama-se “Life and Death: Twilight Reimagined (“Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado”) e Meyer decidiu fazer uma mudança surpreendente na história. A autora começou por mudar o sexo dos protagonistas. Bella Swan passa a ser um rapaz chamado Beau e Edward Cullen torna-se numa jovem vampira de nome Edythe. Os restantes personagens da trama também não escapam à experiência, e mesmo o outro interesse romântico de Bella, Jacob, passa a chamar-se Julie.

Stephenie Meyer explica no prólogo da primeira edição do novo livro, que foi posto à venda ontem, que escrever esta história “foi divertido, rápido e fácil”.

Já a razão porque decidiu trocar o sexo dos personagens, acrescenta a autora, foi para evitar que Bella continue a ser o papel de dama em apuros, o que foi “mal visto” pelos críticos.