Cultura

Tributo a Manoel de Oliveira em Viena

O Festival de Cinema de Viena, em parceria com as cinematecas austríaca e portuguesa, vai prestar um tributo a Manoel de Oliveira, intitulado “How green was my valley”. Assim, o certame, que começa no dia 22, vai exibir sete filmes escolhidos pelo realizador Pedro Costa.

Em novembro será a Cinemateca austríaca a homenagear Manoel de Oliveira, com 25 curtas e longas-metragens, também selecionadas por Pedro Costa. Nos dias 13 e 14 de novembro, o diretor da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa, falará sobre o cinema de Oliveira.

Tanto no festival como na Cinemateca serão exibidos, por exemplo, a curta-metragem “Douro, Fainal Fluvial” (1931), primeiro filme de Manoel de Oliveira, e “Visita ou memórias e confissões”, que o realizador rodou nos anos 1980 e que só foi exibido depois de morrer, por expressa vontade do autor.

“Aniki Bobó” (1942, a primeira longa-metragem), “Acto da Primavera” (1963), “Amor de Perdição” (1979), “Francisca” (1981), “Vale Abraão” (1993) e “Singularidades de uma rapariga loura” (2009) são outros filmes de Manoel de Oliveira que serão mostrados na Cinemateca.

O festival de Viena junta-se, assim, a outros festivais de cinema, nomeadamente em Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Cabo Verde e Taiwan, que têm recordado e enaltecido o cinema de Manoel de Oliveira.

Recorde-se que o realizador morreu no passado mês de abril aos 106 anos.