Cultura

Temps D´Images arranca hoje em Lisboa

A 13.ª edição do Temps D´Images começa esta quarta-feira, dia 14, com “Amor e Política”, uma palestra/performance de Maria Gil e Miguel Bonneville, na Negócio ZBD. Este é um dos 23 espetáculos que o certame vai apresentar até 24 de janeiro.

Segundo a programação, este festival – com caráter experimental e transdisciplinar, que privilegia espetáculos que cruzem as artes do palco com as da imagem – envolve 26 artistas e 13 programadores.

Conferências e competições de cinema e de artes performativas também fazem parte de um programa que reúne projetos da dança ao teatro, dos estaleiros criativos ao cinema e instalação.

Ágata Pinho, Alexandre Pieroni Calado, Andresa Soares, Barbara Matijevic, Capicua, Carlota Lagido, Elmano Sancho, Giuseppe Chico, Gustavo Ciríaco e Joana Pimenta são alguns dos artistas que participam nesta edição.

Entre as novidades está a edição inaugural do Loops.Lisboa – Artes Visuais – Cinema e Vídeo, com a apresentação de três de entre mais de uma centena de obras recebidas: “O Retrato de Ulisses”, de João Cristóvão Leitão, “Travel Shot”, de Francisca Manuel e Elizabete Francisca, e “Cascade”, de João Pedro Fonseca, a ser exibidos no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

Nesta edição, os espetáculos vão ser apresentados em 16 espaços da capital: Teatro Nacional D. Maria II, São Luiz Teatro Municipal, Maria Matos Teatro Municipal, Teatro da Politécnica, Espaço Alkantara, Cão Solteiro, Centro Cultural de Belém, Clube Estefânia, Museu do Chiado, Carpe Diem – Centro de Arte e Pesquisa, Universidade Católica, LX Factory, Negócio ZBD (Zé dos Bois), Teatro Taborda e Appleton Square.

Consulte a programação aqui.