Lifestyle

Sugestões: Divirta-se à borla

Música, teatro, exposições… há de tudo um pouco para se divertir este fim de semana e… de borla. O difícil vai ser mesmo escolher.

Festa no Chiado
A 19ª edição da Festa no Chiado decorre entre 17 e 24 de outubro e tem como mote o 70º aniversário do CNC. Música, livros, teatro, exposições, atividades infantis, conferências, visitas guiadas e ações de rua desdobram-se em iniciativas várias para todas as idades em vários espaços culturais desta zona da cidade de Lisboa. Pode conhecer o programa completo aqui.

Rock na Rua no Porto
Este sábado, dia 17, há Rock na Rua na Praça dos Poveiros, a partir das 18h00. O evento conta com a participação de vários músicos do Porto e pretende ser um tributo à história do rock, num espetáculo intergeracional que se prolonga noite dentro. O cartaz integra bandas como os The Dixie Boys, Beat Band e The Bentley.

Festival Zen no Pavilhão Rosa Mota
O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, vai acolher pela primeira vez, o Festival Zen, nos dias 16, 17 e 18 de outubro. O evento conta com mais de 70 atividades dedicadas ao bem-estar, ao desenvolvimento pessoal e à sustentabilidade. O Festival Zen vai ter duas áreas distintas: uma feira de acesso gratuito, com lojas de produtos naturais, artesanato, roupa e acessórios, além de espaços para terapias, massagens, apresentações, atividades para crianças, espetáculos e concertos; e uma área de atividades, com bilhete, onde serão ministradas aulas, workshops e palestras das mais variadas temáticas.

Hype Market em Lisboa
Este sábado, entre as 11h00 e as 20h00, realiza-se a 3ª edição do Hype Market no parque de estacionamento do Arco Cego. O mercado no centro de Lisboa traz-nos criações originais, ideias e produtos na área do design, moda e – a novidade desta edição – gastronomia. Saiba mais aqui.

Sons de Almada Velha
Até 31 de outubro, as igrejas do centro histórico de Almada e Cacilhas acolhem o festival Os Sons de Almada Velha. Aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de outubro a partir das 19 horas, pode assistir a concertos de música erudita.

Almada Mexe Comigo
Atividades aquáticas (surf adaptado, surf, vela ligeira e stand up paddle), golfe, aulas variadas (karate-do shotokai, ginástica de aparelhos e parkour no parque, baby yoga 2 e 3 e play yoga, zumba, yoga sámkhya, tai chi ou run level + hatha yoga), corridas, caminhadas, passeios, BTT ou de bicicleta são algumas sugestões para praticar exercício físico durante o mês de outubro. A participação é gratuita, sendo apenas necessária a inscrição prévia que pode ser feita através do site da Câmara Municipal de Almada.

Desfolhada tradicional em Monção
Este sábado, 17 de outubro, a partir das 21h00, na Praça Deu-la-Deu Martins, em Monção, decorre uma recriação desta tradição. Trata-se da recriação de uma desfolhada à moda antiga em pleno centro histórico da vila de Monção com a presença de carros de bois, medas de palha, utensílios tradicionais, grupos de concertinas e cavaquinhos e cantares próprios daquela atividade caraterística nas comunidades rurais.

Aulas gratuitas no Complexo Municipal dos Desportos
Ballet, cycle, judo, karaté, zumba, hip hop, kids team, dança contemporânea, danças de salão, kizomba, hidroginástica ou hidrobike são algumas das aulas que, no fim de semana de 17 e 18 de outubro, vai poder experimentar no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó. As aulas, entre as 9h30 e as 12h30, vão decorrer durante a iniciativa Open Weekend 2015.

Recital de piano com António Victorino D’ Almeida
O Maestro António Victorino D’ Almeida marca presença, em Tavira, no dia 18 de outubro, pelas 18h00, na Igreja da Misericórdia, com um recital de piano. Também, no dia 17 de outubro, pelas 18h00, terá lugar, na Ermida de São Sebastião, um concerto do pianista e compositor tavirense, Luís Conceição, em que obras de Mozart, Beethoven e originais do próprio integram o programa.

Arte e cultura espanhola em Portugal
Espanha dá-se a conhecer pouco por todo o país: pintura, arquitetura, desenho, cultura urbana, gastronomia, fotografia, arte contemporânea, ilustração e arqueologia fazem parte do leque de iniciativas que mostram Espanha pelo nosso país. Lisboa, Porto, Coimbra, Almada, Beja, Braga, Cascais, Évora, Faro, Óbidos, Palmela, Valença e Viana do Castelo são as cidades que acolhem as diversas mostras e actividades. Conheça o programa completo aqui.

Conhecer a arte urbana do Porto
Durante o mês de outubro a PortoLazer apresenta um ciclo de visitas gratuitas, que podem ser feitas a pé, de bicicleta ou de tuk-tuk, para dar a conhecer a Arte Urbana que se faz na cidade. Os passeios pedestres, guiados por alunos do curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Porto, decorrem nos dias 17, 18, 24, 25 e 31 de outubro às 11h00 e às 15h00 (os passeios duram entre 40 e 50 minutos). O ponto de partida é o n.º 182/184 da Rua da Madeira. Para mais informações consulte o site da Porto Lazer (http://www.portolazer.pt/)

Cinema gratuito no Teatro Rivoli
No Rivoli Teatro Municipal há, entre sexta-feira e domingo, cinema gratuito, inserido na Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. Para alertar para a discriminação que ainda existe, o Movimento SOS Racismo exibe, na sessão de abertura (sexta-feira às 21h30), a curta-metragem “O Mal dos Outros”, de Miguel Clara de Vasconcelos, seguida de uma longa-metragem cipriota, “Evaporating Borders”, sobre as vagas migratórias e a atitude das populações. Se ainda não viu “Cavalo Dinheiro”, do realizador Pedro Costa, tem oportunidade para o fazer no domingo, às 18h30. Para a sessão de encerramento, às 21h30, pode ver a longa “Timbuktu”, sobre uma cidade e uma população que vive sob o terror de fundamentalistas islâmicos.

Exposição no Museu da Eletricidade
Os objetos que Julião Sarmento foi adquirindo ao longo de 30 anos vão estar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, na exposição “Afinidades Electivas. Julião Sarmento colecionador“, que inaugura na sexta-feira. São 300 peças de arte contemporânea de 100 artistas diferentes, entre os quais Andy Warhol, Cindy Sherman, Rui Chafes, Juan Muñoz e Jan Fabre. No mesmo período, mas na galeria da Fundação Carmona e Costa, apresenta-se também um núcleo composto por trabalhos de desenho e gravura de Pierre Bonnard a Marcel Duchamp.