Televisão

Rita Pereira: “Sinto que agora me dão mais valor”

Com uma carreira de mais de uma década, Rita Pereira já participou em inúmeras produções da TVI, no entanto, com Luena (em “A Única Mulher”) a atriz tem mostrado outras facetas.

A viver a sua primeira vilã, a jovem confessa que “tem sido um desafio dar vida a esta personagem na medida em que ela tem muitas nuances”. Com a passagem para a segunda temporada, Rita Pereira explica que Luena “é agora mais humana”: “No início não me foi muito fácil aceitar que uma mulher tão forte como era na primeira temporada fosse agora dar lugar a alguém vitima de violência domestica”.

Essa mudança fez com que a atriz sentisse “estar a viver outra personagem”, de tal forma que teve de se preparar para o que aí vem. “Estudei muito, falei com pessoas que viveram este problema e em particular com uma mulher que me explicou que quando isto acontece, na maior parte das vezes, é o amor que domina a situação”, contou. Estas palavras levaram a atriz a perceber que a sua personagem era capaz de enfrentar este cenário “pelo filho”. “A Luena ama o filho”, explicou.

A contracenar com Pedro Barroso e Isaac Carvalho, Rita mostra-se feliz com “a química” que existe no núcleo onde contracena: “Acho que está a correr muito bem”.

Rita Pereira

Mais do que uma marca
Com este projeto, Rita Pereira sentiu, também, que os seus pares passaram a vê-la de outra forma. Se até aqui a jovem poderia ser vista “como uma marca, mas não como atriz”, desde que dá vida à “difícil” Luena, a estrela garantiu que o estatuto pelo qual “ansiava há muito tempo” acabou por chegar: “No meio sentia que faltava um bocadinho para me darem valor, para verem além da Rita Pereira, e isso aconteceu agora”.

Consciente das mudanças ao longo dos últimos 12 anos, a jovem – que apostou “em formação” – afiançou que, se fosse, hoje, “mudaria algumas coisas” nas escolhas que fez. No entanto, o tempo e as experiências trouxeram-lhe “maturidade” para analisar o seu percurso e escolher os projetos em que participa de forma diferente.

Ritmo a 100%, cansaço Zero
Apesar da intensidade das gravações há já vários meses, Rita Pereira não acusa o cansaço. “Estou ótima”, garantiu. O segredo está no facto de fazer tudo “com gosto”: “O meu corpo habituou-se a este ritmo. Não sei onde vou buscar essa energia, mas talvez a paixão que tenho por tudo o que faço seja o segredo. Seja novelas, seja uma campanha, uma ação de solidariedade, tudo o que aceito, faço-o com gosto”.

A gravar “até 23 de dezembro” – ao que tudo indica a personagem não irá até ao final da trama -, a atriz aproveita todos os bocadinhos livres para rumar a outras paragens. Prova disso, é que ainda este fim de semana viajou para a Tailândia, onde está a usufruir de cinco dias de descanso.

Rita Pereira2

Fotos: Facebook e TVI