Atualidade

Polémica: Crise de refugiados chega à moda

O fotógrafo Norbert Baksa causou polémica ao inspirar-se na crise dos refugiados para um editorial de moda, sob o conceito “Migrant Chic”. Nas imagens vê-se uma modelo junto a uma vedação ou como se estivesse a ser agarrada pela polícia, envergando marcas luxuosas.

Baksa, partilhou, esta semana, a sessão fotográfica nas redes sociais e no seu site oficial e imediatamente começou a receber críticas.

Numa das imagens, entre as que estão a ser consideradas como mais polémicas, a modelo, Monika Jablonczky, está a tirar uma selfie junto a uma vedação, em roupas de marca, e com um telemóvel com o logótipo da Chanel.

O assunto tem dado tanto que falar, que o fotógrafo decidiu defender o seu trabalho com um texto publicado no seu site. “Atendendo às reações, espero que as pessoas se apercebam que a situação é muito complexa e que percebam que estão a tomar posições com base em informações parciais ou contraditórias. Não compreendo como é possível tomar uma posição clara de a favor ou contra quando estamos mergulhados em informações contraditórias nos meios de comunicação. Ninguém tem conhecimento da situação como um todo. Era isto mesmo que queríamos captar: uma mulher em sofrimento, que também é bonita, e que veste peças de roupa de qualidade e tem um smartphone”, afirmou.

Norbert defendeu que o objetivo era chamar à atenção para o problema dos refugiados e não “glamourizar” a situação.