Álbuns da Semana

“Mundo”, Mariza

O tão aguardado álbum da diva do fado já está à venda. “Mundo” marca o regresso de Mariza ao estúdio, depois de cinco anos de ausência.

Neste interregno nos discos, mas não nos espectáculos, muita coisa mudou na vida da fadista, que foi mãe em junho de 2011. Assim, “Mundo” é “um convite” da artista para que o público a conheça melhor. “De certa forma abro as portas da minha vivência, tenho um tema para o meu filho, Martim, ‘Meu amor pequenino’, depois há um tema do Boss AC, ‘Melhor de mim’, que diz que o melhor de mim está para chegar, e eu acho que sim, pois sou meio perfeccionista e tento sempre fazer melhor. Trouxe (também) o universo de Carlos Gardel, que foi um desafio que o meu pai me fez, e as minhas mornas”, afirmou visivelmente satisfeita pelo trabalho conseguido.

“Mundo” é produzido pelo músico espanhol Javier Limón, que produziu anteriormente o álbum “Terra” (2008). Este trabalho trás ainda uma novidade, pela primeira vez Mariza canta em espanhol, recuperando um tema argentino, “Caprichosa”, da autoria de Froilán Aguilar, e canta “Alma”, de Javier Limón. No CD há ainda uma morna de Vlu, ”Padoce de céu azul”, que a fadista canta em crioulo cabo-verdiano e inglês. Do repertório de Amália Rodrigues, recria “Anda o sol na minha rua” e “Maldição”.

O disco conta com composições de Mário Pacheco, Rui Veloso, Tiago Machado, Jorge Fernando e Paulo de Carvalho, músicos que colaboraram com Mariza em álbuns anteriores, e poemas, entre outros, de Rosa Lobato de Faria, Cabral do Nascimento e Paulo Abreu Lima.

A tudo isto junta-se a voz inconfundível de Mariza, que faz deste álbum um “Mundo” imperdível.

image3