Cultura

Mostra de Teatro vai apresentar 19 espetáculos

Dezanove espetáculos vão ser apresentados a 19.ª Mostra de Teatro de Almada, que vai decorrer de 12 a 29 de novembro, e que abre com “O grito” de Herberto Helder, no Teatro-Estúdio António Assunção.

Doze salas de espetáculo acolhem esta edição do certmae, que vai apresentar dez peças em estreia, e que, pela primeira vez, se expande para coletividades de localidades vizinhas, como a Recreios Desportivos, na Trafaria, ou o auditório da associação Gandaia, na Costa da Caparica.

Em Almada, as salas que acolhem o certame são Teatro-Estúdio António Assunção, Teatro Municipal Joaquim Benite, Auditório Fernando Lopes-Graça, Casa da Cerca, Solar dos Zagallos, Cineteatro da Academia Almadense, Incrível Almadense, Auditório Pluricoop da Associação Cultural Manuel da Fonseca e a extinta Escola Primária Conde Ferreira.

De acordo com a organização, a repressão, a inclusão, o sentido da vida, a ciência e a matemática são temas comuns a muitas das peças que fazem parte da programação, em criações próprias ou coletivas de autores lusófonos como Eça de Queirós, Herberto Helder, Millôr Fernandes e Mia Couto. Da dramaturgia internacional clássica e contemporânea, a mostra exibirá peças de autores como Aristófanes, Anton Tchekov, Blaise Cendrars, Elfriede Jelinek, José Cedena, Rafael Mendizábal e Edwin Abbott.

Além de espetáculos, a mostra propicia ainda outras atividades como exposições e tertúlias dedicadas ao teatro e sua relação com a pedagogia assim como uma oficina subordinada ao tema “Construção da personagem”.