Televisão

José Rodrigues dos Santos justifica-se

Uma frase proferida pelo pivô da RTP, durante o telejornal de quarta-feira, dia,7, gerou uma onda de indignação nas redes sociais. Tudo porque se referiu ao recém-eleito deputado Alexandre Quintanilha, do PS, – que é homossexual – com a expressão “eleito, ou eleita”.

A RTP já emitiu um comunicado, onde assegurou que tudo não se passou de um erro. Já o jornalista explicou o que se passou: “Os repórteres apresentam-nos propostas de pivô em que eles explicam o que está na peça e depois nós, apresentadores, reescrevemos aquilo à nossa maneira. A proposta é a seguinte: há uma série de rostos novos no Parlamento, um é um deputado de 70 anos que é o mais velho, uma pensionista… E o que é que eu pensei? Que o deputado de 70 anos é uma pensionista. Não diz lá o nome. Mas houve uma coisa que achei estranho, porque diz ‘o deputado’ e ‘a pensionista’; podia ter dito ‘a deputada’, mas eu fiquei ‘bom, se calhar usou o deputado como género neutro, e mantive deputado’. E quando o ‘Telejornal’ está no ar, entra uma promoção à peça. Aí o texto é meu mas não sou eu que ponho as imagens. E na promoção puseram a imagem da pensionista, e eu digo ‘deputado de 70 anos’ e olho para a imagem e vejo que é uma mulher. E dizer que um deputado de 70 anos é uma pensionista até faz algum sentido. Não vi nenhuma anomalia ali”.

Explicações à parte, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) vai abrir um processo contra a RTP na sequência das queixas recebidas a propósito do incidente. “O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu abrir um processo contra a RTP devido à notícia do Telejornal de ontem sobre os novos deputados. A abertura do processo deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”, lê-se no comunicado.

Também, o secretário-geral do PS, António Costa, dirigiu um protesto formal à RTP pelo que qualifica como o “comportamento inaceitável do pivô”, exigindo um pedido de desculpas do jornalista A Alexandre Quintanilha.