Cultura

Joana Vasconcelos desenha relógio

Pela primeira vez um artista português colabora com a Swatch. A conhecida marca de relógios convidou Joana Vasconcelos para criar um relógio.

O modelo Lookseasy, uma edição limitada Swatch Art Special, é hino à elegância intemporal e um tributo à perícia artesanal. Para este projeto singular, Joana Vasconcelos trabalhou de perto com artesãos do Norte de Portugal. Seguindo o desenho original da artista, os artesãos criaram manualmente cada mostrador dourado de cada relógio desta edição limitada a 999 peças.

“Foi com grande entusiasmo que aceitei o desafio proposto pela Swatch de criar um relógio para o dia-a-dia. O meu trabalho enquanto artista assenta muito na apropriação de técnicas artesanais, que são combinadas com materiais industriais, reflectindo frequentemente sobre o conceito de luxo – ao transformar objetos do dia-a-dia em peças de alta cultura. Esta colaboração com a Swatch deixa-me feliz, pois permite que o meu trabalho possa ser vivido todos os dias, a todas as horas”, afirmou a artista.

O relógio é apresentado numa embalagem especial, evocativa de um exclusivo estojo de joias.