Saúde & bem-estar

Inverno, frio, luvas e gorro… época de reforçar o nosso Sistema Imunitário

Esta é a época do ano em que as constipações, gripes e outros vírus gostam de atacar!

A alimentação saudável praticada durante todo o ano é fundamental para prevenir as doenças típicas dos meses mais frios, o que não invalida que nesta altura do ano reforce o seu que o seu sistema imunitário.

Há alguns alimentos chave que podem ajudar a reforçar a sua imunidade (defesa do organismo). Mas não se esqueça que a alimentação saudável deve ser COMPLETA, EQUILIBRADA e VARIADA, ou seja deve incluir estes alimentos na sua alimentação de forma correta e não abusiva.

Todas as vitaminas e minerais são importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário, sendo que um défice em qualquer nutriente irá comprometer o normal funcionamento.

Os nutrientes com características antioxidantes e anti-inflamatórias são uma boa escolha para prevenir as “doenças de inverno”, destacamos as vitaminas A, C e E, selénio e zinco.

– Vitamina C
A vitamina C é provavelmente a vitamina a mais pesquisada quando se trata de imunidade.
E, você não precisa de tomar nenhum suplemento, uma vez que as frutas e os legumes apresentam um bom teor de vitamina C: laranja, toranja, kiwi, papaia, morangos, espargos, brócolos, couve-de-bruxelas.

– A Vitamina A
A vitamina A tem um poder antioxidante poderoso e importante para combater invasores nocivos ao organismo.
Boas fontes: batata-doce, cenoura, papaia, abóbora, espinafres.

– Vitamina E
A vitamina E é considerada um dos antioxidantes naturais mais eficazes, que protegem o corpo contra os radicais livres. As suas propriedades estimulantes da imunidade aumentam quando ela é fornecida em conjunto com o selénio.
Encontra-se no gérmen de trigo, camarões, amêndoas, avelas, sementes de girassol.

– Selénio
O selénio é vital para o normal funcionamento do sistema imunitário e está presente, naturalmente, no arroz e pão integral, carne de aves, peixes (atum, ostras).

– Zinco
Apesar de necessário em apenas doses ínfimas, o Zinco é fundamental para a manutenção do sistema imunitário.
Boas fontes de zinco: lacticínios, carnes vermelhas, ovos, ostras.

Há uma infinidade de alimentos (e nutrientes) que ajudam o seu sistema imunitário, estes foram apenas alguns exemplos! Também, não deve esquecer que nenhum nutriente trabalha sozinho, devem ser incluídos na alimentação de forma equilibrada.

Faça escolhas saudáveis e durma bem, pois a falta de sono compromete a saúde do seu sistema imunitário, tornando-o mais suscetível a infeções.

Texto: Dinora Bastos (Nutricionista)