Cultura

Festa do Cinema Italiano pela primeira vez em Beja

De 6 a 11 de outubro o 8 ½ Festa do Cinema Italiano realiza-se, pela primeira vez, em Beja, no Pax Julia -Teatro Municipal.

A sessão de abertura é na terça-feira, dia 6, às 21h30, onde é exibido o filme “O Rapaz Invisível” (Il ragazzo invisible), de Gabriele Salvatores, um filme entre a comédia e o fantástico, para toda a família, que conta a história de Michele que compra um fato que o torna invisível.

Na quarta-feira dia 7, às 21h30 é exibida uma antestreia e um vencedor da Festa do Cinema Italiano 2015: “Almas Negras” (Anime nere), de Francesco Munzi. Trata-se de um filme noir muito forte sobre três irmãos ligados à ‘ndrangheta, uma das organizações mafiosas mais poderosas do mundo. O filme tem sido muito bem recebido em diversos festivais internacionais, nomeadamente no Festival de Veneza, onde recebeu uma ovação de palmas durante 13 minutos.

Na quinta-feira, dia 8, às 18h00, é a vez de um grande clássico da comédia à italiana: “Gangsters Falhados” (I soliti ignoti), obra-prima do maestro Mario Monicelli numa versão restaurada digitalmente por ocasião do centenário do nascimento do realizador.

No mesmo dia, às 21h30 “A Mafia só mata no Verão” (La mafia uccide solo d’estate), de Pierfranceso Diliberto, um surpreendente retrato da Máfia e uma emocionante homenagem a todos os homens que tentaram combatê-la. Filme vencedor dos European Film Awards 2014 do Prémio Melhor Comédia do Ano.

Na sexta-feira, dia 9, às 18h00, altura para uma aula de italiano dedicada ao tema da Gastronomia, um momento descontraído e animado onde serão ensinados termos comuns utilizados na cozinha e em restaurantes para que todos estejam aptos a aprender as noções básicas da língua italiana. Não é necessário nenhum conhecimento prévio da língua, apenas vontade de aprender e de falar num ambiente divertido. A inscrição é obrigatória e está limitada aos lugares disponíveis.

A seguir, pelas 19h45 o já lendário Cine-jantar da Festa. Um clássico do cinema italiano, “Totò Rico e Pobre” (Miseria e nobiltà), de Mario Mattoli, com Totò e Sophia Loren, apresentado numa versão inédita.

No sábado, dia 10, tem início às 15h00, uma seleção de algumas das mais interessantes curtas-metragens italianas, e prossegue-se às 18h00, com “The Special Need”, de Carlo Zoratti, um documentário sobre um assunto tabu da sociedade ocidental, tratado com delicadeza e humor e oferecendo-nos uma grande história de descoberta e amizade. Enea tem 29 anos e é autista e nunca teve relações sexuais. Como em Itália não lhe é permitido satisfazer este desejo, decide viajar com dois amigos para encontrar uma solução.

Às 21h30, “Viva a Liberdade” de Roberto Andò, um dos sucessos do cinema italiano da última temporada, uma paródia genial sobre o mundo da política italiana, com uma brilhante interpretação de Toni Servillo, protagonista de “A Grande Beleza”, filme vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2013.

No último dia do festival, domingo, dia 11, às 15h00 o 8 ½ leva ao Alentejo uma personagem mítica para muitas crianças italianas e, de todo o mundo: o “Topo Gigio”. Uma oportunidade para conhecê-lo no grande ecrã e aprender a construir uma história, onde as personagens são inventadas pelos pequenos participantes.

O festival despede-se de Beja, na sessão de encerramento às 21h30, com “La sedia della felicità”, de Carlo Mazzacurati, uma comédia sobre a busca por uma cadeira onde poderá estar escondida uma verdadeira fortuna. Mazzacurati deixou um filme alegre e leve, uma comédia por vezes surreal, um adeus murmurado com um sorriso, na melhor tradição do cinema italiano.

8 ½ Festa do Cinema Italiano em Beja é organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e da Câmara Municipal de Beja.

Pode consultar o programa aqui.