Saúde & bem-estar

Excesso de antibióticos provoca aumento de peso em crianças

Crianças que usam antibióticos de forma regular ganham peso mais rapidamente do que aquelas que nunca tomaram o medicamento, segundo um estudo publicado no “International Journal of Obesity”.

O grupo de cientistas, liderado por Brian Schwartz, da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, analisaram registos de saúde de 163.820 crianças, com idade entre 3 e 18 anos, que continham informações sobre o uso de antibióticos, altura e peso.

Os resultados mostraram que as crianças que tomaram uma quantidade sete vezes maior na infância chegavam aos 15 anos a pesar 1,5 quilo a mais do que aquelas que não tomaram antibióticos.

Além disso, os estudiosos descobriram que cada vez que as crianças tomavam estes medicamentos, elas ganhavam um pouco de peso, os quais eram perdidos logo após a interrupção da medicação.

Os autores acreditam que esse efeito dos antibióticos no aumento de peso aconteça porque os medicamentos afetam os microbiomas (populações de bactérias) intestinal. “Um único antibiótico pode acabar com todo um microbioma intestinal. Se o uso destes medicamentos não é frequente, o microbioma pode recuperar-se. Mas se é excessivo, os impactos sobre o microbioma serão duradouros e as bactérias do trato intestinal não voltarão ao normal”, afirmou o pesquisador Schwartz.

De acordo com autor, os resultados salientam a necessidade de prescrever e usar antibióticos apenas quando necessário. O excesso destes medicamentos, além de levar à criação de bactérias resistentes, pode aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade, mesmo em crianças que se alimentam e exercitam de forma adequada.