Saúde & bem-estar

Estudo relaciona estatura com maior risco de cancro

Quanto mais alta é uma pessoa, maior é o risco de desenvolver cancro da pele e mama, além de outros tumores. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo instituto sueco Karolinska, em Estocolmo.

A pesquisa aponta que para cada 10 centímetros de altura num adulto, o risco do aparecimento de um cancro é 18% maior nas mulheres e 11% nos homens.

A especialista Emelie Benyi, que conduziu o estudo, disse que os resultados podem ajudar a identificar fatores de risco e levar ao desenvolvimento de novos tratamentos. No entanto, salienta que são necessárias mais pesquisas para entender a relação entre a altura e o cancro, mas há várias possíveis explicações.

A primeira delas é que pessoas mais altas têm mais células – e mutações nas células estão na raiz da formação de tumores. Essas pessoas também têm maior probabilidade de terem sido expostas a doses mais altas de hormonas de crescimento durante a adolescência, que poderia estar na origem do cancro.

Outra razão seria a de que indivíduos mais altos comem mais e estudos prévios mostraram que um maior consumo de calorias também pode ter uma relação com a doença.

Neste estudo, os investigadores analisaram dados médicos de 5,5 milhões de mulheres e homens suecos, com altura até 2,25 metros.
As mulheres mais altas tinham 20% de hipótese de desenvolver cancro de mama, enquanto homens e mulheres mais altos tinham uma probabilidade de 30% de terem cancro de pele.