Saúde & bem-estar

Cálcio não melhora a densidade óssea

O cálcio, ingerido em alimentos ou tomado como suplemento, tem pouco ou nenhum efeito sobre a densidade óssea ou o risco de fraturas em pessoas com mais de 50 anos, de acordo com duas grandes revisões críticas de estudos publicadas na revista “BMJ”.

Uma análise concentrou-se em 59 estudos clínicos aleatórios controlados sobre o efeito do cálcio na dieta e em suplementos sobre a densidade óssea. Em conjunto, a pesquisa avaliou 13.790 homens e mulheres com mais de 50 anos. Os dados mostraram que mais cálcio na dieta ou ingerido como suplemento aumentava a densidade óssea entre um e dois por cento – pouco para ter qualquer efeito em fraturas.

A outra análise agrupou os resultados de 55 estudos sobre a ingestão de cálcio e fraturas, não constatando associação significativa do total do produto tomado com os ossos partidos. Alguns estudos com suplementos mostraram um risco levemente reduzido de fratura vertebral, mas não no caso da bacia e do antebraço.

“Não encontramos provas de que a ingestão de cálcio esteja associada ao risco de fratura. Assim, se tiver uma dieta normal, não é necessário preocupar-se com a ingestão de cálcio”, disse o principal autor, Dr. Mark J. Bolland, professor da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.