Tozé Santos e Sá

Advogado

Bulimia social

Não existem só os mendigos de rua! A miséria hoje é bem mais extensa e existe quase em cada pensamento humano.

Muitos recusam-se a ler os sinais. Outros, conscientemente, aceitam e procuram viver uma realidade que não passa de ilusão, deixando-se ir com medo de ver.

O bonito ou o feio não importa tanto ou quase nada. Importante é a segurança, a estabilidade, as contas pagas, portanto, a parte económica. Se esta estiver bem a parte relacional tende a estar bem melhor, nem que para isso se faça vista grossa. Por isso, desde que subsista a qualidade dos bens materiais, avança-se, ainda que isso implique subjugação e maus-tratos. Enquanto muitos fazem, até intencionalmente, uma má análise da relação, a maior parte refugia-se sem a fazer.

O problema é comunicacional. Nem todos estão ao mesmo nível, daí virar monólogo. Não se diz o que se sente, o que se quer, o que se pensa ou gostava com medo da posição dominante. Engole-se e aprende-se a viver de maneira paralela e adaptada. Por isso se sai tanto à noite. É que a noite embebeda…

Talvez por isso as redes sociais sejam um sucesso. Embora causadoras de depressão e solidão, vai-se sabendo que as pessoas estão felizes e não têm nenhum tipo de problemas. Não é que não gostasse que assim fosse, mas estou farto de tanta mentira social.

Nesta sequência, sobram sempre as trouxo-sobreviventes para nos divertir. Mesmo que só tendo experiencias negativas em que fizeram o papel de trouxa, nada as detém de tentar bater o recorde de relações assumidas, com mais uma personagem que banca, e enquanto bancar, lá está, o negócio prospera. Não conseguem ficar consigo mesmas e por isso não aguentam a solidão. E, claro, mesmo para quem não foi feito para trabalhar, há contas para pagar…

Uma loucura viver nesta sociedade!

Vou ali, comer e tirar um apontamento… Até terça!