Gilda Mendes

Empresária e Gestora de Eventos

As Vinhas da Vida e a Vida do Vinho

A vinha dá vida, dá vida às uvas que dão vida ao vinho que acompanha a nossa vida.

É este fenómeno que é misteriosamente, às vezes, dito fonte de vida e carinhosamente rodeado de pormenores tão iguais aos da nossa, da nossa vida.

Desde logo a evidente cor do sangue…Desde os antigos egípcios o vinho é associado ao nosso sangue seja pela ligação/inspiração religiosa ou promovida pela simples proximidade da cor do vinho tinto. O que é certo é que o sangue é fonte de vida que jorra pelos nossos trilhos e liga os nossos módulos interiores. Se “ouvirmos” a lenda à volta do Santo Graal, José de Arimateia santificou-o pelo sangue de Jesus Cristo logo após a crucificação. A imagem de um cálice (nesta teoria) que ainda hoje é usado em eucaristias para simbolicamente servir o vinho acompanhado da frase “este é o meu sangue derramado por vós”.

Curioso… Também tem que respirar. Respirar melhora a condição final do vinho o oxigénio solta todos os seus aromas. Respirar faz parte da vida, o oxigénio não a melhora é um fato, é capital!

Podar as extremidades! A graça de nos imaginar sem podarmos as nossas extremidades é imperativamente mais forte do que pensar nos malefícios, para o vinho, se as vinhas não forem tratadas com este cuidado. A qualidade do Vinho é afetada… mas nós?… É vê-los com pêlos a arrastar o chão e unhas imparáveis a marcar as ruas.

São tantas as vizinhanças escondidas que nos permitem jogar com informações e pequenas curiosidades deliciosas. Quantas vezes dizemos que quem vive em zonas mais quentes tem uma forma de estar mais alegre, descontraída e com melhor disposição!? Regiões frias e cinzentas contribuem para um estado de espírito também ele mais cinzento às vezes até depressivo. O clima, o que o clima nos influencia. Carácter, caráter e sabor é a diferença que está em tantos vinhos porque vivem, ainda nas vinhas, em zonas com climas tão diferentes.

Nos últimos anos o vinho está mais na moda, chega a mais gerações e assumiu um novo protagonismo que o faz, muitas vezes, o rei da mesa onde todo o menu é construído à sua volta.

E é bom pensar que também é como nós e os, habitualmente, conotados como grandes e melhores vinhos são aqueles que já passaram por um longo processo de envelhecimento. Ora… os grandes e melhores, de nós, também já passaram pelo menos por uma boa fase desse tal processo de envelhecimento e que traz maturidade, conhecimento, identidade e caráter. É ou não como a vida?

É a vida do Vinho mas são muitas as vinhas que dão origem ao que está na nossa vida.