Moda

A alma de Rita Bonaparte

A comemorar um ano após o lançamento oficial da marca na Pure London, a portuguesa OurSoul apresenta-se no mercado global com uma coleção de calçado eclético apropriada a várias ocasiões. Desde a linha desportiva Hikes ao calçado casual chic das linhas Stairs ou Tiles a oferta é diversificada pautando-se sempre pelos detalhes característicos de cada uma das linhas de inspiração. As estações há muito que deixaram de ser estanques e esta coleção versátil pode perfeitamente ser usada nos dias soalheiros ou naqueles em que apetece resguardar os dedos dos pés quer seja pelo clima, quer porque a ocasião assim o exige ou simplesmente porque nos apetece. Todos os modelos desta coleção têm assinatura de Rita Bonaparte e são de edição limitada, fazendo dos OurSoul sapatos raros e apetecíveis também a colecionadores.

Rita Bonaparte, estilista reconhecida das passerelles pela sua marca em nome próprio, com destaque no Portugal Fashion onde ganhou vários prémios, entregou-se de alma e coração a este desafio apaixonante que foi desenhar a primeira coleção Oursoul.

Em conversa com a Move Notícias a designer revelou-nos que a ligação à OurSoul “surge por um projeto, um sonho que partiu da Mafalda (Mafalda Fernandes, diretora comercial) e que logo me apaixonou pelo seu mágico conceito e ideia de projetar a cultura portuguesa além fronteiras”.

Tendo por base a inspiração na cultura portuguesa, Rita Bonaparte adianta ainda que “a nível da coleção e suas tendências mais próprias foquei-me nos azulejos da Arte Nova Portuguesa e também na fantástica e única calçada portuguesa. Na coleção de inverno 15/16 inspirei-me nos vitrais portugueses com a sua imensidão de cor e textura própria, nas mantas de minde para as linhas hippie chic, nos almofadados dos motards nas linhas que unem sport e rockabilly e dei continuidade do tema dos azulejos”.

A linha Hikes é assumidamente a vertente mais desportiva desta coleção. Ideal para os passeios no parque ou para as caminhadas nas ruas irregulares e calcetadas das cidades portuguesas num estilo confortável e descontraído. Pegando nas palavras da fashion designer “a linha Tiles inspira-se nos azulejos portugueses jogando com peças de vidro com imagens inspiradas nos azulejos e sequências de volumes que se dispõem nas sandálias lembrando as disposições dos azulejos nos edifícios” e “a Stairs é uma linha inspirada nos anos 60, jogando com as formas e debruns que têm inspiração nos sixties e são depois contextualizados no tema dos azulejos”.

Alma foi sem dúvida a palavra e um sentimento sempre presente na mente de Rita Bonaparte para definir não só estas três linhas aqui retratadas, mas toda a coleção OurSoul. Com sede em Torres Novas e um ADN 100% nacional, a marca tem apostado na expansão nos mercados internacionais que tem sido presença assídua nos media e nas feiras da especialidade. A OurSoul é mais uma marca que atesta a qualidade do calçado português aliada ao design contemporâneo.

Ficha técnica
Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo
Produção Executiva: Teresa Arsénio
Agradecimentos: OurSoul, Rita Bonaparte, Your Concept