Saúde & bem-estar

Saltar durante dois minutos todo os dias reduz risco de osteoporose

Saltar durante dois minutos diariamente pode fortalecer os ossos do quadril de pessoas mais velhas, reduzir o risco de fraturas após uma queda e diminuir a probabilidade de desenvolver osteoporose, de acordo com um estudo publicado na revista “Journal of Bone and Mineral Research”.

A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Loughborough (Inglaterra), contou com a participação de 34 homens com idade entre 65 e 80 anos que, durante um ano, executaram um programa de exercícios distribuídos aleatoriamente que envolviam saltar em apenas uma perna. Os voluntários foram orientados de forma a evitar quaisquer outras alterações na sua atividade física ou hábitos alimentares durante o período do estudo.

Os resultados mostraram que houve uma melhoria de até 7% na densidade óssea da parte externa do osso e também na densidade da camada de osso esponjoso. De acordo com os pesquisadores, a melhoria mais importante foi o aumento de massa nas áreas mais finas do osso, que consequentemente correm maior risco de fratura após uma queda.

Segundo os autores, estes resultados têm implicações importantes para a prevenção e o tratamento da osteoporose, que afeta os idosos e está associada a um risco de fratura no quadril.

“As fraturas no quadril são um importante problema de saúde pública entre os idosos, gerando custos económicos e sociais elevados. Os afetados sentem muitas dores, perda de mobilidade e de independência, além do aumento do risco de morte. Sabemos que o exercício pode melhorar a resistência óssea e, por isso, queríamos testar um exercício fácil e rápido para as pessoas praticarem nas suas casas”, disse Sarah Allison, uma das autoras do estudo.

Apesar dos resultados, os autores sublinham que, como qualquer exercício, é preciso começar a saltar devagar e com cautela, pois uma queda poderia causar uma fratura em alguém com ossos fracos.