Cultura

Portugal em destaque na 10.ª edição do festival de animação de Genebra

A 10.ª edição do Animatou, festival internacional de animação de Genebra, que decorre entre 9 a 11 de outubro, dedica um programa especial ao cinema de animação português e à cultura alentejana.

A convite do festival, a Casa da Animação inclui uma retrospetiva de filmes emblemáticos do cinema de animação português dividida por cinco temáticas e reunindo três gerações de realizadores. Destacando-se a presença, entre outros, de Abi Feijó e Regina Pessoa durante o certame.

Em paralelo, o Cinanima (Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho) e o Monstra (festival de animação de Lisboa) irão promover uma série de nove curtas-metragens.

Em colaboração com o festival, o Museu etnográfico de Genebra (MEG) oferece um programa interdisciplinar gratuito para descobrir a cultura alentejana através de concertos, danças, produção de artesanato e degustações organizadas pela empresa About Alentejo. Irão atuar Os Moços d’Uma Cana (viola campaniça) e Os Ganhões de Castro Verde (cante alentejano) enquanto a associação PédeXumbo irá organizar um ateliê de dança tradicional.

A música rock portuguesa também vai estar em destaque no festival com o primeiro concerto na Suíça dos Peixe Avião.